A Barra é um dos bairros mais turísticos de Salvador, pois além de presentear os visitantes com lindas praias, ainda abriga um dos pontos turísticos de maior destaque da cidade, o Farol da Barra.
Visitar Salvador e não aproveitar para dar um passeio na Barra é um verdadeiro pecado de viajante.
A orla da Barra é extensa e foi recentemente reformada para retirar boa parte do trânsito de veículos e permitir que os pedestres tenham mais espaço para aproveitar a caminhada.
A nossa sugestão de passeio começa no Cristo e termina no Farol da Barra, mas você pode alterar ou estender o passeio para melhor adequar aos seus interesses. Venha conosco viajar pelas lindas imagens da Barra!
Comece o passeio pelo Morro do Cristo da Barra, de onde se tem uma vista incrível da Barra.
A bela escultura do Cristo Redentor, localizada no Morro do Cristo, na Barra, foi esculpida em mármore de Carrara pelo artista italiano Pasquale De Chirico e tem local de destaque, mas o que chama a atenção por lá é o visual incrível que se tem do Rio Vermelho ao Farol da Barra.
Os visitantes vão em busca de paisagens incríveis, sossego e contemplação, o que faz com que lugar seja frequentado por um público bem diversificado, de turistas a soteropolitanos de todas as idades.
Entenda os motivos que fazem com que o Morro do Cristo da Barra seja considerado uma das atrações imperdíveis de Salvador.
– De lá se tem o melhor ângulo do icônico Farol da Barra.
– Do Cristo se pode apreciar a linda e movimentada praia da Barra.
– É possível ter uma visão panorâmica até o Rio Vermelho
Depois de aproveitar muito as paisagens incríveis que se tem do topo do Morro do Cristo da Barra, siga pelo calçadão da orla no sentido do Farol da Barra.
Não deixe de apreciar a linda praia da Barra e sua movimentação típica – durante a semana a praia não fica tão cheia, mas nos finais de semana de sol há sempre muita procura.
O Farol da Barra reina soberano no cenário e certamente merece uma visita.
Não fique apenas admirando o entorno do Farol e permita-se conhecer o seu interior para se surpreender com lindas paisagens e aprender um pouco mais sobre a história do Brasil e da cidade de Salvador.
O Forte de Santo Antônio da Barra é a mais antiga edificação militar do Brasil, cuja construção data de 1534, abriga o Museu Náutico da Bahia que reúne valioso acervo de achados arqueológicos submarinos, uma coleção de instrumentos de navegação e sinalização náutica, maquetes, miniaturas de embarcações de variada origem e uma mostra permanente relativa à geografia, história, antropologia e cultura da Baía de Todos os Santos, além da vida marítima, militar e administrativa da cidade de Salvador, primeira capital do país e sua mais importante cidade durante mais de três séculos.
Construído antes mesmo da própria cidade de Salvador, que é de 1549, o Forte de Santo Antônio da Barra é um belo exemplar da arquitetura militar portuguesa do século XVI. Sua localização privilegiada na esquina da baía, de onde se descortina uma bela vista do oceano, a elegância de seu traçado, bem como a imponência de seus espaços internos chamam a atenção dos visitantes.
O prédio é, sem dúvida, o principal atrativo do Museu cujo acervo permite ao visitante contato direto com a secular história do país. Não há ângulo que não remeta à nossa história e à beleza incrível e abundante de nosso país.
Além do incrível ambiente externo, o visitante tem acesso ao museu, que é super interessante e explicativo.
Ingressos e horário de funcionamento:
Funcionamento: De terça a domingo, das 09h às 18h e de Janeiro a Julho todos os dias.
Ingressos: Inteira: R$ 15,00 – Estudantes, professores e idosos: R$ 7,50 – Gratuidade: menores de 7 anos e deficientes físicos.
Clique aqui para acessar o site oficial do Museu Náutico.
Gostou? Clique aqui para ver o roteiro completo de Salvador clique aqui.
Alex Santos diz
Oi Lara! Parabéns pelo post. Também sou um apaixonado por Salvador e essa vista do morro do Cristo e da Barra é uma de minhas favoritas no mundo todo kkkkkkk lindas as fotos, muita nostagia e boas lembranças. Gratidão
Lara Nogueira diz
Olá Alex, obrigada pelo comentário!
Sim, essa vista é realmente fantástica. Sou de Salvador e amo a terrinha! 🙂