Está cogitando ou planejando uma viagem para a Kefalonia na Grécia? Se simAntes de falar sobre a região noroeste, chegou ao lugar certo, pois neste post vai encontrar dicas de viagem super atualizadas e um guia bem explicadinho e detalhado sobre cada uma das regiões desta ilha, que é a maior das Ilhas Jônicas.
Não vou me alongar para te contar que a Kefalonia é absurdamente linda, diversa e que representa um destino perfeito para uma viagem no verão europeu. Ela pode até não ter o apelo fotogênico de Santorini ou a badalação do Mykonos, mas ela tem paisagens maravilhosas, praias de cair o queixo e muita, mas muita autenticidade.
E é justamente a combinação desses fatores, junto com uma tranquilidade sem igual que fazem dela uma das ilhas gregas mais incríveis!
Para que você possa aproveitar o que de melhor ela tem para oferecer, criei este post-guia super completo que começa salientando as melhores atrações da ilha. Como o artigo ficou bem extenso, criei o índice abaixo para que você possa pular para os tópicos de seu interesse (clicando nos links) se não tiver interesse ou tempo de ler o post completo neste momento.
- O que fazer no norte da Kefalonia
- O que fazer no oeste da Kefalonia
- O que fazer no leste da Kefalonia
- O que fazer no sul da Kefalonia
- Quantos dias ficar na Kefalonia
- Roteiros de viagem na Kefalonia
- Onde ficar na Kefalonia
- Como chegar na Kefalonia
- Quando ir para a Kefalonia
- Como se locomover na Kefalonia
- O que e onde comer na Kefalonia
- O que levar na mala
Vamos lá? 🙂
:: POSTS SOBRE A GRÉCIA: Confira também os outros posts sobre a Grécia já publicados no blog
O QUE FAZER NA KEFALONIA
Há de tudo um pouco e talvez este seja o seu segredo. Sua versatilidade é o que a torna mestra na arte de agradar viajantes de diversos perfis e fazer com que retornem ano após ano para descobrir as diferentes facetas da ilha.
O que é indiscultivelmente incrível, mas, à princípio pode ser sobrecarregador para os que planejam a primeira viagem para lá!
É que ao pesquisar sobre as melhores atrações de Kefalonia, vai ver que são muitas e que estão espalhadas por toda a ilha. E sendo assim, pode ser pareça difícil planejar um roteiro coerente e que as cubra sem grandes deslocamentos diários entre as diversas partes da ilha.
Afinal de contas, ninguém quer passar boa parte de sua férias num carro pra cima e pra baixo não é mesmo? Especialmente quando se tem praias lindíssimas para aproveitar!
E foi exatamente por isso que decidi falar individualmente sobre as diferentes regiões da Kefalonia, pontuando as características de cada uma delas e relacionando as atrações que estão próximas entre si. Dessa forma, você vai poder se situar geograficamente e planejar um roteiro coerente e estratégico para a sua estadia na ilha, seja focando em uma ou duas regiões ou tentando cobrir todas elas.
Prontos?
O QUE FAZER NO NORTE DA KEFALONIA
O norte da Kefalonia é uma das áreas mais populares da ilha e realmente merece o renome que tem. Por lá você vai encontrar os vilarejos mais charmosos de Kefalonia, praias belíssimas e restaurantes maravilhosos. Melhor combinação impossível!
Por isso, a minha recomendação é de que dedique 3 dias inteiros (dá para fazer em dois se apertar o passo) para explorar a região, sendo que as melhores bases de hospedagem por lá são em Fiskardo ou Assos.
Eu particularmente optei por ficar em Fiskardo, pois foi lá que desembarcamos vindo de Lefkada (outra ilha jônica imperdível!) e foi lá que encontrei uma pousada charmosíssima e de excelente custo benefício: a Agnantia Bed & Breakfast.
Mas, além dessa há diversas opções de hospedagem interessantes entre Fiskardo e Asos. Por isso, recomendo pesquisar com carinho na Booking.com e também consultar a nossa lista super completa para encontrar a hospedagem que mais se encaixa nos seus planos e orçamento de viagem – levando em consideração que ambas são ótimas bases no norte da Kefalonia, sendo possível inclusive ficar no meio do caminho entre elas se quiser economizar!
E como forma de intoduzir as atrações mais lindas do norte da Kefalonia eu organizei o mapa interativo abaixo com as marcações dos locais de interesse da região, sendo que os pins azuis compreendem às melhores praias, os pins roxos às melhores atrações e vilarejos, os pins laranjas os melhores restaurantes e os pins vermelhos ás melhores vistas panorâmicas.
FISKARDO
Vamos começar por Fiskardo, que é um vilarejo absolutamente encantador no extremo norte da ilha de Kefalonia e que representa um dos destinos turísticos mais populares por lá.
Nos dias que passamos por lá, concluímos que não somente o centrinho do vilarejo é um charme absoluto, mas as praias que ficam perto de Fiskardo também merecem destaque. Falaremos sobre elas a seguir, mas antes queria te mostrar um pouco da beleza de Fiskardo.
Visita-lo durante o dia já é encantador, mas é a noite que este vilarejo atinge níveis máximos de aconchego e charme, com seus restaurantes à beira mar, perfeita iluminação no pôr do sol e um movimento de viajantes do mundo todo que tanto quanto você estarão felizes demais por estar ali.
Passamos noites deliciosas no centrinho de Fiskardo, degustando frutos do mar frescos e outras iguarias gregas, assim como vinhos locais que são servidos por menos de 5 euros metade do litro.
E não posso deixar de recomendar o restaurante que mais gostamos, o Irida Cafe Bar na beira mar e comandado por uma senhora grega super simpática que vem às mesas conferir se os seus truques culinários foram bem recebidos pelos clientes.
Sendo assim, considero que uma visita à este vilarejo não pode ficar de fora do seu roteiro para Kefalonia e sugiro que se programe para passar um tempinho por lá, mesmo que opte por não se hospedar na região. Se puder programar um finalzinho de tarde e noite em Fiskardo melhor ainda!
FOKI BEACH
A Foki Beach fica do ladinho de Fiskardo e é uma das mais icônicas praias da região. Diferente da maioria das praias na Kefalonia, a Foki não tem águas transparentes ou paredões gigantescos nas suas imediações. Ela é uma praia discreta, mas absolutamente deliciosa e única que sem dúvidas merece ser visitada, até porque é super fácil de acessar.
A praia em si é bem pequena e de pedrinhas, sendo que você pode utilizar as oliveiras que por lá estão presentes como fonte de sombra natural. As águas são bem calminhas e cercadas por pedras e ciprestes bem verdes, que complementam a paisagem mágica do local.
Nós a visitamos em um final de tarde e gostamos tanto da atmosfera tranquila que estendemos nossa manta de praia e passamos horas por lá lendo, conversando e banhando-nos. Recomendo que faça o mesmo!
Ah, vale ressaltar que a praia em si não tem estrutura turística, mas que há uma taverna do outro lado da rodovia, sendo possível comprar lanches, refeições ou bebidas refrigeradas.
Também vale a menção de que há um mirante logo antes de chegar na praia vindo de Fiskardo e que vale a pena parar lá para tirar fotos e apreciar a paisagem.
EMBLISSI
A Emblissi é uma praia pequena de águas azuis cristalinas e calmas. Fica bem próxima do prestigiado Emelisse Nature Resort e sem dúvidas merece uma visita!
Há estacionamento gratuito bem próximo da praia, mas não há estrutura turística exceto um trailer que vende lanches e bebidas refrigeradas. Como as sombras naturais são escassas, certifique-se de levar cobertura para o sol (sombreiro ou tenda de praia), assim como de levar comidas e bebidas para o dia.
KIMILIA BEACH
A Kimilia é uma praia belíssima que compreende na verdade três enseadas pequenas e conectadas entre si. Todas são interessantes, então sugiro que ao chegar lá que você explore as três e escolha a sua predileta ou a que estiver mais vazia!
Não há estrutura turística por lá e as sombras naturais são escassas, então, certifique-se de levar cobertura para o sol (sombreiro ou tenda de praia), assim como de levar comidas e bebidas para o dia.
Para chegar nesta praia, você pode estacionar o carro no estacionamento gratuito e percorrer uma trilha de cerca de 10 minutos (descida na ida e subida na volta) para chegar na primeira enseada. E de lá seguir explorando as outras duas.
DAFNOUDI BEACH
A Dafnoudi é uma praia belíssima de águas calmas e cristalinas. Por ser mais afastada do centro e requerer uma caminhada de 15 minutos (descida na ida e subida na volta) ela geralmente fica bem vazia, sendo um refúgio perfeito para momentos tranquilos na praia.
Há uma gruta bem linda no canto da praia, mas não há estrutura turística. Sendo assim, como as sombras naturais são escassas, certifique-se de levar cobertura para o sol (sombreiro ou tenda de praia), assim como de levar comidas e bebidas para o dia.
ASSOS
Assos é um daqueles vilarejos cartões postais que fazem você sonhar com férias de verão e surpreendem antes mesmo que se chegue lá, pois a rota que leva até o centrinho é lindíssima. Aliás, tudo por lá é perfeito e romântico, e a atmosfera é super calma e elegante como se tivesse saído de um filme!
Por ser um vilarejo pequeno, dá para conhecer Assos bem rapidinho, mas a graça mesmo é passar algumas horas por lá caminhando pelas suas ruelas, nadando nas suas praias, apreciando as suas árvores floridas belíssimas, degustando de uma refeição e até mesmo visitando suas atrações.
A mais popular delas é percorrer o caminho até o Castelo de Assos que foi construído no ano de 1500 para proteger a ilha da pirataria. Do caminho e do topo do castelo se pode ter vistas lindas do vilarejo e dos paredões no horizonte. O pôr do sol lá é absolutamente encantador, então você pode apreciar este espetáculo antes de seguir para Assos e aproveitar um jantar descomplicado à beira d’água.
Dá para combinar uma visita à Assos com a Myrthos Beach, sendo melhor ir direto para a praia e depois passar para explorar Asos e suas atrações.
MYRTOS BEACH
A Myrtos Beach é escandalosamente linda, com suas águas azuis neon, extensão significativa e paredões imensos circundando a praia. É tão única em sua beleza que vira e mexe desponta na lista de praias mais lindas da Europa e Grécia e atrai milhares de visitantes para Kefalonia todos os anos!
Além para ficar melhor, além de linda a praia Myrtos também é super prática, sendo possível chegar até lá de carro e parar o veículo já basicamente na “areia de pedras”. Isso claro para quem chega bem cedo ou visita durante os meses menos movimentados, mas só de existir essa estrada até lá embaixo já acho incrível e super acessível.
Mas, antes de descer por essa estrada até Myrtos, sugiro que passe no mirante que revela paisagens lindíssimas da praia dos paredões no fundo. Há mirantes dos dois lados da Myrtos, mas o mais estruturado é o de quem vem de Assos e Fiskardo rumo à praia.
Ao chegar lá vai ser presenteado com um mar de cor única no mundo, o qual por vezes fica bem transarente e por outras um pouco opaco e leitoso (a depender do vento), mas sempre conta com um tom de azul aburdamente lindo.
Montamos a nossa barraca de praia por lá e passamos horas aproveitando a beleza da Myrtos, lendo e nadando. Olha, vou te contar, sou baiana e cresci no calor, mas as temperaturas da Grécia no verão não são fáceis não! Por isso, amei que a temperatura da água na Myrtos estava bem fresquinha, perfeita para dar aquela refrescada e animada no corpo!
Fomos também até a ponta esquerda da praia para visitar a caverna linda que fica lá e almoçamos.
Por falar em almoço, note que não há estrutura turística na Myrtos Beach, apesar de haver estrutura de estacionamento gratuito. Então, certifique-se de levar lanches e bebidas para o tempo que quiser ficar por lá, assim como cobertura para o sol (sombreiro ou tenda de praia). Leve também uma sapatilha neoprene pois as pedras da praia são bem grandes e machucam o pé ao andar.
Amei muito essa praia, mas preciso confessar algo para vocês: há quem diga que ela é a praia mais linda da Kefalonia e eu absolutamente entendo a empolgação, por que ela é linda mesmo. Mas, honestamente não achei a Myrtos Bay mais bela que a Petani, Amidi ou Fteri Beach, por exemplo. Controvérsias a parte, o fato é que esta praia não pode faltar em seu roteiro de viagem pela Kefalônia, afinal de contas trata-se do cartão postal da ilha!
FTERI BEACH E AMIDI BEACH
Localizadas no noroeste da Kefalonia, bem no topo da penísula de Lixouri estão as praias mais lindas que visitei na Kefalonia. Só de lembrar fico emocionada, pois lá passamos o melhor dia da viagem com muita tranquilidade e rodeados de paisagens belíssimas!
Chegamos lá saindo do vilarejo de Fiskardo e sobre isso queria chamar a sua atenção, pois a estrada que liga Fikardo à Zola foi recentemente interditada para renovação e nos próximos meses será necessário fazer um de tour bem longo para chegar lá. Só descobrimos isto ao chegar lá, e por isso se for fazer este trajeto, sugiro que verifique com a sua hospedagem antes de sair para saber se já está aberta.
Se a estrada ainda estiver fechada, desaconselho que visite a Fteri e Amidi Beach enquanto estiver hospedado em Fiskardo ou Assos e sim que a visite no caminho para a península de Lixouri ou enquanto estiver hospedado por lá.
Pois bem, começamos a nossa aventura à Amidi e Fteri Beach na Agia Kiriaki Beach no vilarejo de Zola. É lá que você vai poder pegar o barco que leva até as praias com uma das duas empresas de taxi boat que cobram o valor tabelado de 25 euro ida e volta incluindo Amidi e Fteri e 15 euros ida e volta somente para Fteri.
Escolhemos a empresa com logo laranja que fica no final do porto, mas a Fteri Water Taxi também nos pareceu confiável. O serviço destes water taxis funciona da seguinte forma, você escolhe ser deixado na Fteri ou Amidi Beach e pega o telefone deles para ligar quando quiser que eles busquem ou levem para a outra praia. Em cerca de 15 minutos eles chegam lá e te levam para o seu destino de forma super prática e prestativa!
:: VIAJE CONECTADO: Confira aqui os melhores pacotes de internet e ligações para viagens internacionais e compre com 10% de desconto usando o nosso código.
Outra opção para explorar estas praias é alugar um barco por 85 euros por 4 horas e visitar-las por conta própria, fazendo paradas no caminho para explorar as grutas e belas enseadas desta baía. Sem dúvidas uma excelente ideia, mas preferimos passar um dia tranquilo e longo na praia sem preocupar com o retorno do barco. E foi uma excelente opção!
Decidimos pagar a taxa de 25 euros e visitar as duas praias, a começar pela Amidi que foi unanimidade quando perguntamos à locais sobre a praia predileta deles. No caminho até a Amidi Beach o barco passou na Blue Lagoon e na Kamari Beach para nos mostrar.
Queríamos muito ficar por Kamari, mas fomos informados que é muito periogoso por conta das pedras e cabras que caem dos paredões. Não, você não leu errado, cabras caem dos paredões e se você tiver lá, pode ser que seja na sua cabeça 🙂
Arrasados, mas conformados diante da peculiaridade deste problema, seguimos para a Amidi Beach e ao chegar lá que surpresa maravilhosa. Encontramos uma praia belíssima de cor de água bem azul e cristalina e praticamente vazia!
Passamos horas por lá aproveitando deste maravilhoso visual, lendo, jogando conversa fora e nadando nas redondezas. Foram momentos maravilhosos e que guardarei na minha caixinha de melhores memórias de viagem!
Depois ligamos para o barco nos buscar e levar na Fteri Beach, que é também linda de morrer e sem dúvidas merece uma visita.
Exploramos também as enseadas que ficam próximas da Fteri Beach e somente podem ser acessadas nadando ou de barco privado. Vale muito a pena pedir para alguém ficar olhando os seus pertences para que possa conferir com seus próprios olhos a beleza paradisíaca desses cantinhos!
Ficamos lá até o último horário do barco que busca os passageiros as 19:30 e seguimos para visitar a Vouti Beach que fica bem perto do local de desembarque.
Esse foi o passeio mais incrível que fizemos na Kefalonia e, embora seja um pouco caro, acredito que vale muito a pena investir no passeio para as duas praias, Reserve um dia inteirinho para aproveitar esses paraísos com calma .
Note que não há estrutura turística na Amidi ou Fteri Beach e que por isso você deve levar lanches e bedidas para o tempo que quiser ficar por lá, assim como cobertura para o sol (sombreiro ou tenda de praia). Se não quiser ou puder levar comida, pode passar em um dos restaurantes da Agia Kiriaki Beach onde se pode comprar bebidas, saladas e lanches para levar.
VOUTI BEACH
A Vouti Beach é lindíssima e tem um mar de coloração similar á Fteri, sua vizinha. Pode ser acessada de carro e por lá aproveitar bebidas e refeições na taverna pequena que fica no topo da praia.
Visitamos-a rapidamente no final do dia e seguimos nossa viagem para a Península de Lixouri no oeste da Kefalonia, sobe a qual falaremos em detalhes a seguir.
IMPORTANTE: O seguro viagem é obrigatório na Europa. Faça aqui a cotação das melhores seguradoras com assistência em português em caso de emergência.
Antes de falar sobre a região noroeste da ilha queria destacar que há outras praias recomendadas nesta península norte da Kefalonia. São elas a Alaties e Jerusalem Beach na costa oeste e as Giagana Beach, Chorgota Beach e Agia Sofia na costa leste e vale a pena visita-las se tiver mais dias dedicados à região norte da Kefalonia. Senão, sugiro que foque no nas prais do noroeste, sobre as quais falaremos a seguir.
:: LEIA TAMBÉM: Todas as dicas de viagem e atrações de Atenas a capital da Grécia
O QUE FAZER NO OESTE DA KEFALONIA
Assim como o norte da ilha, o oeste da Kefalonia é também lindo e cheio de atrações. Por lá você poderá visitar praias alucinantes, assistir o sol se pondo no mar e até mesmo degustar de vinhos locais.
Sugiro que separe pelo menos 3 dias para explorar essa região, sendo também possível aproveitar em 2 dias se apertar o passo. Nós ficamos três noites e nos hospedamos no Forestata Village , que apesar de ter uma vista belíssima tem quartos bem defasados. Não super recomendo, mas acho uma ótima opção custo-benefício na região, apesar de que você tem outras opções mais interessantes listadas aqui.
O que importa mesmo é uma localização mais central e conveniente para explorar as diferentes atrações com praticidade. Por falar nisso, como forma de intoduzir as atrações mais lindas do norte da Kefalonia eu organizei o mapa interativo abaixo com as marcações dos locais de interesse da região.
Leve em consideração que os pins azuis compreendem às melhores praias, os pins roxos às melhores atrações e vilarejos, os pins laranjas os melhores restaurantes e os pins vermelhos ás melhores vistas panorâmicas.
PETANI BEACH
Wow, confesso que não esperava que a Petani fosse tão linda assim. Por isso não conseguir conter o meu entusiasmo quando a vi pela primeira vez do mirante da estrada que leva até a praia e a elogiei centenas de vezes enquanto fiquei por lá.
Em verdade, gostamos tanto da Petani que voltamos duas vezes, uma no início da manhã e outra no final do dia para apreciar sua beleza em diferentes iluminações. E posso dizer que ela é linda de qualquer forma!
Para chegar até lá você pode percorrer a estrada que leva até a praia, sendo possível estacionar bem pertinho da “areia de pedra” se chegar cedo ou no acostamento do caminho se não encontrar vaga mais perto. Por lá você vai encontrar a melhor estrutura de praia em toda Kefalonia, com diversos restaurantes, barracas de praia e até mesmo chuveiros de água doce. Tudo que precisa para passar um dia maravilhoso na praia!
Se você preferir mais sossego deve evitar a concentração de pessoas nas barracas de praia e montar base no cantinho da Petani. Foi o que fizemos e amamos a experiência, até porque a água nos cantinhos da praia consegue ser até mais bonita que no meio. A praia é grande e você com certeza vai encontrar um cantinho perfeito.
Passamos um tempo por lá relaxando, apreciando as paisagens e nadamos para a enseada que fica pouco adiante do canto esquerdo da Petani. Que paraíso, recomendo demais que visite apesar de que as coisas ficam meio desprotegidas na areia.
Depois almoçamos no Ksouras tavern que fica na beira da praia e serve pratos e drinks gostosos. Pra ser sincera, o drink tava melhor que a comida, mas o pacote todo compensou até porque os valores são bem honestos!
MIRANTE DA PLATIA AMMOS
Esta praia belíssima não pode ser acessada a pé devido à destruição do acesso de carros e pedestres no terremoto que acometeu a ilha em 2015, mas você pode visitar o mirante que oferece vistas belíssimas.
Se o mirante te encantar o suficiente, pode tentar negociar no hotel de sua escolha um tour privativo para lá que deve custar em torno de 50 euros por pessoa. Carinho sim, mas certamente vai ter a praia praticamente para você!
XI BEACH
A Xi Beach é repleta de beach clubs e barracas de praia, sendo bem movimentada e procurada por famílias e jovens. Como essa definitivamente não é a minha vibe, acabei deixando de fora do meu roteiro, mas vale a pena conferir algumas fotos e relatos para decidir merece a visita.
ARGOSTOLI
Argostoli é a capital da Kefalonia e por isso representa uma cidade maior e bem mais desenvolvida que as outras da Kefalonia. Ela abriga o aeroporto da ilha e tem boa infraestrutura, mas sinceramente não acho que vale a pena investir tempo por lá porque não é dos locais mais charmosos da Kefalonia.
Ela tem uma praia bem famosa, a Makris Gialos, mas não achei especial e nem por isso parei. Ao invés segui para fazer uma degustação de vinhos na Gentilini Winery & Vineyards, a qual foi ótima.
Antes de falar nas vinícolas do leste da Kefalonia, queria destacar que há um ferry que liga Lixouri a Argostoli e custa 7 euros para duas pessoas + carro. Ele sai a cada 30 minutos e leva 20 minutos na travessia. Nós sinceramente achamos que a diferença entre dirigir e pegar o ferry era bem pequena, então optamos por dirigir, mas vale a dica!
DEGUSTAÇÃO DE VINHOS LOCAIS
Essa região tem uma boa oferta de vinícolas que produzem o vinho local, o robola. Tínhamos a intenção de visitar peo menos 3, mas no final das contas somente conseguimos visitar 1 pois não sabíamos que tínhamos que fazer reservas antecipadas.
Visitamos e adoramos o Gentilini Winery & Vineyards que fica perto de Argostoli e serve diferentes tipos de vinho produzidos pela vinícola. As provas custam entre 5 a 15 euros a depender da variedade e quantiddade de vinhos e eles oferecem uns belisco de cortesia. Adoramos e super recomendo!
Ficou na lista a Haritatos Estate que tem uma decoração bem autêntica, a Sclavos Wines e a Foivos S.A. todas situadas a península de Lixouri e que requerem reserva prévia.
O QUE FAZER NO LESTE DA KEFALONIA
O leste da Kefalonia não tem as praias espetaculares do norte ou oeste, mas conta uma da mais popular atração da ilha: a Melissani Cave. Além de praias bonitas e outros pontos de interesse turístico.
Também é ponto de chegada e partida da maioria dos ferries que conectam a Kefalonia a outras ilhas e à parte continental da Grécia. Então, você provavelmente vai passar por lá e pode dedicar um dia inteiro para visitar Sami e as atrações. Se quiser explorar outras praias, separe dois dias no máximo.
Para falar sobre as atrações do leste da Kefalonia eu organizei o mapa interativo abaixo com as marcações dos locais de interesse da região, sendo que os pins azuis compreendem às melhores praias, os pins roxos às melhores atrações e vilarejos, os pins laranjas os melhores restaurantes e os pins vermelhos ás melhores vistas panorâmicas.
SAMI
Sami é o maior vilarejo da costa leste da Kefalonia e local de partida e chegada de ferry boats que vão até sua vizinha Ithaca ou para a parte continental da Grécia. Então, se você não voar para a Kefalonia, certamente vai passar por lá na chegada ou saída da ilha e pode aproveitar para visitar as atrações dos seus arredores nesta ocasião.
Nós ficamos uma noite por lá e aproveitamos a orla de Sami e seus restaurantes, especialmente o Familia. No dia seguinte visitamos a Melissani Cave e a praia Antisamos antes de seguir para a minha ilha predileta na Grécia: Ithaca!
Muitos optam por fazer um bate e volta para Ithaca saindo e voltando de Sami. O ferry entre Sami e Pisaetos em Ithaca custa cerca de 20 euros para duas pessoas + carro por trecho e dura cerca de 30 minutos. Você pode escolher fazer uma visita de rápida em Ithaca, mas eu te desaconselho demais a fazer isso e sugiro que dedique pelo menos duas noites nesta ilha pequena e maravilhosa.
Seja como for, você pode consultar o nosso post completo de Ithaca aqui e durante a sua estadia em Sami pode visitar as seguintes atrações.
MELISSANI CAVE
A Melissani Cave é a estrela não só da costa leste da Kefalonia como de toda a ilha. Ela é realmente uma atração imperdível e surpreende com sua magnitude e água bem azul transparente.
Outrora, esta foi uma caverna coberta, mas parte do topo cedeu e possibilitou a entrada da iluminação do sol que deixa as águas ainda mais cristalinas especialmente entre meio dia e 2 da tarde.
Por ser um local de conservação geológica, não é possível nadar por lá, mas sim fazer um passeio guiado com barqueiros que te levam para uma visita rápida na parte ainda coberta da Melissani em um passeio de cerca de 15 minutos.
Apesar da profundidade de 39 metros, é possível ver o fundo e se der sorte como eu vai ver também enguias naturais da caverna nadando no lago. A atração abre as 10 da manhã e funciona até 18 via de regra, mas vale consultar o site oficial ou dar uma ligada para confirmar caso queira visitar perto do horário de abertura e fechamento.
A entrada custa 7 euros por pessoa e pode ser paga com cartão de crédito. Ao chegar, pode estacionar gratuitamente no local e verificar com os funcionários se a trilha para observar a caverna de cima já estpa aberta (estava fechada quando fui).
ANTISAMOS
Antisamos fica próxima de Sami e é uma praia bonita com estrutura de beach clubs que alugam cadeira e espreguicadeira pelo dia por menos de 10 euros.
Nós decidimos abrir a nossa tenda e aproveitar a parte mais calma da praia depois do beach club. Vale a pena fazer uma parada por lá, mas confesso que não achei a praia excepcionalmente bonita!
DROGARATI CAVE
Próximo da Melissani está a Drogarati Cave que foi descobert a há cerca de 300 anos depois de um terremoto que acomoteu a ilha. Tem 95 de profundidade e muitas estalactites e estalamites, me lembrou muito da Chapada Diamantina na Bahia.
A entrada custa 6 euros por pessoa e pode ser paga com cartão de crédito. Funciona d 9 as 19 e tem estacionamento gratuito no local.
O QUE FAZER NO CENTRO SUL DA KEFALONIA
O centro sul da Kefalonia é a região menos visitada da ilha pela ausência de praias espetaculares como a Petany e a Myrtos e vilarejos charmosos. Mas, isso não quer dizer que não tenha atrativos, sendo que por lá vale a pena visitar o belíssimo Monte Ainos, a Koroni e a Skala Beach, assim como a vinícola Villa Robola.
Dirigimos pelo Monte Ainos no caminho para Sami, mas não exploramos os outros pontos de interesse ao sul da ilha. De qualquer forma, fica a seguir o mapa com a marcação dos locais de interesse no sul da Kefalonia.
Se visitar a Kefalonia inspirado com nossas dicas e descobrir mais locais maravilhosos por lá, por favor volte aqui e nos deixe um comentário para que possamos manter esse post vivo e com informações atualizadas!
Agora que cobrimos as melhores atrações da Kefalonia, vamos às dicas práticas que vão te audar a planejar e reservar sua viagem.
QUANTOS DIAS FICAR NA KEFALONIA
Diante de tanta praia linda e atrações incríveis, a pergunta que não quer calar é a de quantos dias ficar na Kefalonia.
Bom, aqui vai a resposta curta para esta pergunta: fique pelo menos 5 dias na ilha, mas se possível 7. Se tiver menos dias, também é possível aproveitar a Kefalonia com certas restrições, mas menos de 3 dias não vale a pena.
A resposta longa é a seguinte: A Kefalonia é a maior ilha jônica e, como você viu acima, oferece diversas atrações imperdíveis. Então, se quiser visitar a maioria delas vai precisar dedicar pelo menos 5 dias inteiros para a ilha, sendo que com 7 dias se pode aproveitar com mais calma dividindo seu tempo de forma coerente entre as regiões.
De forma geral, sugiro que fique 2 a 3 noites no norte, 2 a 3 noites na península de Lixouri e 1 noite em Sami antes de seguir para outra ilha (nesses hotéis maravilhosos!).
Mas, como sei que muitos de vocês viajam para a Europa com dias contados e possivelmente vão querer visitar outras ilhas Jônicas durante a estadia na Grécia, precisam saber se é possível e se vale a pena ficar menos tempo que isso na Kefalonia. Te digo que sim, é sim possível aproveitar bastante da ilha com apenas 3 a 4 dias inteiros.
Neste curto período de tempo você vai conseguir visitar as praias mais impressionantes e os vilarejos mais charmosos da ilha, mas não vai ter tempo suficiente para cobrir todas as melhores atrações nem visitar os lugares com calma. Seja como for, o importante mesmo é visitar esta ilha que é absolutamente sensacional. E a seguir, vai encontrar os melhores roteirode viagem na Kefalonia para quem tem 3, 5 e 7 dias na ilha.
ROTEIROS DE VIAGEM NA KEFALONIA
Agora que você já tem uma boa noção do que fazer em cada uma das regiões da Kefalonia e de quantos dias ficar (de preferência) em cada uma delas, chegou a hora de planejar o seu roteiro de viagem por lá.
Para te ajudar no processo, preparei sugestões de roteiros com durações diferentes. Elas podem ser completamente customizadas a depender dos seus interesses e perfil de viagem, além dos locais de entrada e saída na ilha.
Note que aqui partimos da premissa que você vai chegar e sair do porto de Sami utilizando os ferry boats entre as ilhas jônicas ou continente grego. No entanto, pode ser que você chegue em Fiskardo se vier de ferry da Lefkada ou em Argostoli se vier de avião. Então, basta fazer as adaptações necessárias e se precisar de auxílio para elaborar o seu roteiro pode contar com nossos serviços de roteiros personalizados!
ROTEIRO DE 3 DIAS NA KEFALONIA
Se tiver apenas três dias na Kefalonia, sugiro que faça base em Assos e arredores e planeje o seu roteiro da seguinte forma:
- Dia 1: Melissani Cave, Fiskardo e praias próximas como Emblisi, Kimila, Dafnoudi e Foki
- Dia 2: Myrtos Beach e Assos
- Dia 3: Praias Fteri e Amidi e Vouti Beach
ROTEIRO DE 5 DIAS NA KEFALONIA
Se tiver cinco dias na Kefalonia vai cobrir todas as principais atrações e aproveitar demais a ilha. Sugiro que planeje o seu roteiro da seguinte forma:
- Dia 1: Melissani Cave, Drogarati Cave, Antisamos Beach e Sami
- Dia 2: Fiskardo e praias próximas como Emblisi, Kimila, Dafnoudi e Foki
- Dia 3: Myrtos Beach e Assos
- Dia 4: Petani Beach, mirante da Platia Ammos, Xi Beach ou prova de vinhos no entardecer
- Dia 5: Praias Fteri e Amidi e Vouti Beach
Para este roteiro, a melhor opção seria fazer base em Fiskardo ou Assos nas 2 primeiras noites, depois na península do Lixouri por 2 noites e 1 em Sami no final da viagem.
ROTEIRO DE 7 DIAS NA KEFALONIA
Se tiver sete dias na Kefalonia vai conseguir explorar a ilha com calma. Sendo assim, sugiro que planeje o seu roteiro da seguinte forma:
- Dia 1: Fiskardo e praias próximas como Emblisi, Kimila, Dafnoudi e Foki
- Dia 2: Myrtos Beach e Assos (de tarde pode também visitar alguma das praias de Fiskardo que ficou de fora)
- Dia 3: Petani Beach, mirante da Platia Ammos e prova de vinhos no entardecer
- Dia 4: Praias Fteri e Amidi e Vouti Beach
- Dia 5: Argostoli, prova de vinhos na Gentilini, Monte Ainos e check in em Sami
- Dia 6: Melissani Cave, Drogarati Cave, Antisamos Beach e Sami
- Dia 7: Bate-volta para Ithaca
Para este roteiro, a melhor opção seria fazer base em Fiskardo ou Assos nas 2 primeiras noites, depois na península do Lixouri por 2 noites e 2 em Sami no final da viagem.
:: LEIA TAMBÉM: Todas as dicas de viagem e atrações de Atenas a capital da Grécia
ONDE FICAR NA KEFALONIA
Sabia de antemão que a Grécia contava com um dos melhores custo-benefício da Europa, mas mesmo assim acabei me surpreendendo com as opções de hospedagem charmosas e com tarifas bem em conta nas ilhas que visitei e na parte continental do país.
É realmente um país onde se pode usufruir de hotéis incríveis sem ir a falência diante da atual conversão do euro x real. Por isso, vale a pena caprichar na escolha por hospedagem na Kefalonia e reservar um hotel ou Airbnb super aconchegante por precinhos camaradas!
E com o objetivo de te auxiliar na escolha de hospedagem na Kefalonia preparei uma seleção das melhores áreas para se hospedar na ilha considerando a proximidade com praias e restaurantes, assim como os hotéis mais interessantes em diferentes categorias de preço.
Dividi a seleção em três categorias: a norte, a oeste e a leste que são os locais indicados para fazer base na sua estadia na ilha conforme explicado nos tópicos acima.
MELHORES HOTÉIS NA KEFALONIA
A seguir você vai encontrar a seleção super rigorosa que fizemos dos melhores hotéis na Kefalonia.
Queria fazer uma menção especial para o Agnantia Bed & Breakfast que foi nossa pousada no norte e conta com tarifas bem razoáveis e quartos com vistas belíssimas. Amamos o serviço que bate em muito hotel 5 estrelas por aí e a comodidade de ter uma cozinha americana no quarto para reparar cafés da manhã antes de sair para explorar a região. Não foi colaboração e super recomendo!
Se você preferir fazer uma pesquisa mais extensa antes de decidir o seu hotel na Kefalonia, pode consultar e reservar com a Booking.com que é a empresa parceira do blog que garante as melhores tarifas e cancelamento gratuito através deste link. De quebra, você ainda ajuda o blog com uma pequena comissão sem pagar nada a mais por isso! Obrigada
Você também pode encontrar diversas opções maravilhosas de hospedagem no Airbnb, que dispõe de casas, apartamentos privativos ou até mesmo pousadinhas familiares super aconchegantes para aluguel.
Se ainda não conhece o Airbnb, vai encontrar todas as dicas de como encontrar os melhores Airbnbs e se hospedar com segurança nas suas viagens mundo afora neste post!
COMO CHEGAR NA KEFALONIA
Kefalonia é a Ilha Jônica mais bem conectada depois de Zakynthos. Chegar lá é bem simples, sendo possível fazer a viagem de carro + ferry, ferry saindo de outras ilhas Jônicas ou até mesmo chegar lá de avião já que a ilha possui um aeroporto internacional.
Vejamos cada uma destas opções em detalhes a seguir:
CHEGAR NA KEFALONIA DE AVIÃO
Durante o verão, essa é a forma mais simples de chegar na Kefalonia, já que há um aeroporto (Cephalonia International Airport (EFL)) na capital da ilha Argostoli que serve voos nacionais e internacionais.
A maioria deles é nacional e operado pelas companhias Aegean Airlines, Olympic Airlines e Sky Express com aviões pequenos. Sendo que os voos geralmente saem de Atenas, a capital da Grécia e custam cerca de 60 euros por pessoa cada trecho sem bagagem. Para incluir a bagagem geralmente é cobrado uma taxa extra de 30 euros por mala.
Outros voos chegando na Kefalonia vem de outros países, especialmente de Londres na Inglaterra. Não é muito comum, mas a depender do local de embarque, pode ser que você encontre voos diretos para lá e com preços interessantes, então porque não dar uma olhadinha no Skyscanner antes de decidir?
Desembarcando no aeroporto da Kefalonia, você pode alugar um carro e seguir para explorar a ilha com toda praticidade possível, sendo que para verificar as tarifas de aluguel de carro em Atenas ou Lefkada com as melhores locadoras de veículos clique aqui.
CHEGAR DE FERRY BOAT SAINDO DO CONTINENTE
Há diversas opções de ferry boats que levam até a Kefalonia (ou saem da ilha), saindo (ou chegando) tanto no continente grego nos portos de Patras, Astakos e Kilinni ou ilhas jônicas vizinhas como Ithaca, Zakynthos e Lefkada.
Se chegar em Atenas, você pode alugar um carro e dirigir até um dos portos que operam ferries direto para Kefalonia, como Kyllini, Astakos e Patra, e de lá seguir para a ilha.
De Atenas para Patra, a viagem dura cerca de 2 horas e meia e de lá, a jornada de ferry até Kefalonia dura menos de 3 horas e custa cerca de 15 euros por pessoa + 50 pelo carro cada trecho.
Você pode consultar horários e valores atualizados neste site, utilizando as seguintes informações: [GRA] Patra, Greece como ponto de saída e [SMI] Kefalonia Sami, Greece como ponto de chegada.
Outra alternativa é dirigir de Atenas para o porto de Kyllini em cerca de 3 horas e meia, sendo que a jornada de ferry deste porto até Kefalonia leva cerca de 2 horas e custa cerca de 12 euros por pessoa + 45 pelo carro cada trecho.
Você pode consultar horários e valores atualizados neste site, utilizando as seguintes informações: [KIL] Kyllini (Killini), Greece como ponto de saída e [PKE] Kefalonia Poros, Greece como ponto de chegada.
Para comprar a passagem através do site Ferries Greece, você vai precisar selecionar a rota desejada e preencher campos com dados pessoais e do veículo para receber a cotação final e depois é só efetuar a compra, com opções de receber o ticket no seu email ou buscar a versão física nos guichês do porto de origem da viagem!
CHEGAR DE FERRY SAINDO DE OUTRAS ILHAS
Esta talvez seja a forma mais utilizada de chegar ou sair de Kefalonia, até porque muitos visitam a ilha em um roteiro completo pelas Ilhas Jônicas combinando com Zakythos, Ithaca, Lefkada, Paxos e Corfu. O que eu definitivamente recomendo!
Então, como você possivelmente deve estar planejando um roteiro de viagem entre as Ilhas Jônicas, precisa saber que é possível chegar na Kefalonia saindo de Zakynthos, Lefkada e Ithaca e que as empresas Ionionpelagos, ou Levante Ferries operam rotas frequentes entre estes destinos Jônicos.
Os tickets da Ionionpelagos não podem ser comprados online, sendo que você vai precisar fazer contato direto com a empresa para emitir as passagens (o que é aconselhável no verão quando há uma grande demanda) ou comprar na hora. Já as passagens da Levante Ferries podem ser compradas direto no site na empresa ou através do site Ferries Greece. Fiz a compra online e us o ticket digital sem problemas!
Também é possível se locomover entre Kefalonia e Paxos através do ferry boat Azimut. Mas, atente-se para o fato de que estes barcos transportam apenas passageiros e não carros, o que podeser um problema a depender do seu roteiro.
Os tickets desta empresa não podem ser comprados online, sendo que você vai precisar fazer contato com algum para emitir as passagens (o que é aconselhável no verão quando há uma grande demanda) ou comprar na hora. As rotas operam em dias alternados, então vale a pena conferir os itinerários mais recentes para planejar uma viagem sem erros.
Entendo que são muitas informações para absorver em relação às rotas de ferry e como planejar um roteiro coerente nas Ilha Jônicas e por isso escrevi este post completo com sugestões de roteiros com e sem carro para serem utilizados por vocês. Vale a pena conferir!
QUANDO IR PARA A KEFALONIA
A melhor época para visitar a Kefalonia, assim como outras ilhas gregas, é entre Maio e Setembro.
Neste período, que compreende o final da primavera e o verão europeu, as temperaturas são altas, os dias são ensolarados e a estrutura turística da ilha está em pleno funcionamento – o que garante uma experiência proveitosa de viagem por lá.
Mas como nem tudo são flores, vale a pena destacar que durante os principais meses do verão europeu (Julho e Agosto) os custos de viagem sobem e as praias e locais de atração ficam mais movimentados, sobretudo no mês de Agosto que é quando a maioria dos europeus tiram férias de verão.
Desta forma, se você estiver em busca de uma experiência de viagem mais sossegada e mais em conta, sugiro que tente evitar o final de Julho e todo o mês Agosto e que priorize os meses mais próximos da mudança de estação (como finalzinho de Maio, Junho e Setembro) que contam com tarifas de hospedagem mais baixas, temperaturas agradáveis e praias menos cheias.
Já durante o período que se estende entre Outubro e a primeira quinzena de Maio, as temperaturas baixas fazem com que seja quase impossível aproveitar as praias da ilha, e por isso, não representam o período ideal para visitar a Kefalonia. Eu não aconselho!
Eu visitei a Kefalonia na primeira quinzena de de Julho e amei a experiência, pois a duração dos dias estava super longa, a temperatura estava perfeita e as praias ainda não estavam tão lotadas como costumam ficar em Agosto.
Porém, como esta viagem foi feita em 2021 e com algumas restrições da pandemia ainda vigentes, a situação pode ter sido um pouco mais calma e diferente do que nos anos convencionais.
De qualquer forma, acredito que mesmo em “tempos normais” que a primeira quinzena de Julho seja bem mais tranquila que a segunda e que todo o mês de Agosto. Então, se puder escolher, sugiro que visite no comecinho de Julho.
COMO SE LOCOMOVER NA KEFALONIA
A melhor forma de explorar bem a Kefalonia, incluindo as suas praias e vilarejos é com um veículo alugado. Isto porque, os transportes públicos disponíveis tem rotas escassas e em sua maioria se limitam a transportar passageiros apenas entre os vilarejos da ilha, sendo impossível acessar os pontos de interesse turístico e praias de ônibus.
Sendo assim, eu honestamente sugiro que faça a reserva com antecedência e que alugue um carro para toda a viagem, evitando assim a troca de veículos entre ilhas. Clicando aqui você poderá fazer a cotação e reserva com as melhores locadoras de veículos para viagem e garantir assistência em português em caso de emergência se reservar com o nosso link.
É também possível alugar uma moto ou quadriciclo. Contudo, não somente em Kefalonia, mas nas Ilhas Jônicas, eu sugiro que opte por um carro pela praticidade e comodidade. Até porque o calor e sol costumam ser fortes e os trajetos de carro servem para refrescar!
Como vai precisar de conexão de internet para se locomover em Kefalonia, sugiro que compre um chip por lá ou que viaje do Brasil com chip internacional ativado. Confira AQUI os melhores pacotes de internet e ligações para viagens internacionais e compre com 10% de desconto usando o nosso código.
ONDE E O QUE COMER NA KEFALONIA
É impossível falar na Grécia sem mencionar que a culinária local representa um dos maiores atrativos do país e que os pratos típicos são deliciosos e (em sua maioria) bem saudáveis. E que ainda por cima costumam ter preços bem camaradas (não necessariamente baratos, mas certamente mais em conta que a maioria dos países da Europa), o que faz com que qualquer refeição por lá seja um convite para mesas cheias e diversas!
Levando isso em consideração, meu conselho amigo é que se permita degustar as delícias locais sem culpa durante a sua viagem para a Grécia, especialmente os pratos mais delicioso e tradicionais do país, que são a Moussaka, os Souvlakis de diversos tipos de carne, os Saganakis, os Gyros, as Yemistas, assim como as saladas e os queijos locais.
Se a culinária grega já é incrível, te digo que em Kefalonia você vai poder desfrutar o que de melhor ela tem para oferecer, haja vista a grande variedade de restaurantes na ilha e a diversidade de produtos locais e frescos.
Espere encontrar cardápios repletos de pratos com ingredientes mediterrâneos como o azeite, tomate, pepino, além de peixes e frutos do mar frescos e carnes produzidas localmente. Fizemos refeições fartas em restaurantes na beira do mar, sempre regadas de vinhos locais e baratos (4 euros por meio litro) e de uma atmosfera incrível que só as tavernas gregas sabem oferecer.
E para que você possa aproveitar de refeições tão incríveis quanto as nossas em sua viagem para Kefalonoa, preparei uma lista com os melhores restaurantes que visitamos, assim como os mais recomendados pelos viajantes no Tripadvisor. Vejamos a seguir:
MELHORES RESTAURANTES NO NORTE DA KEFALONIA
- Irida Cafe Bar restaurant: comandado por uma senhora grega super simpática e que acabou sendo o nosso predileto em Fiskardo. Comemos um risoto de camarão e uma moussaka e recomendo demais!
- Le Passage: pratos gostoso e preços bem honestos
- Odysseas Taverna
- Nicolas’ Taverna
- Elli’s
- Roulas Grill
- Tassias
- Emelisse Hotel que abre o restaurante para não hóspedes
- Alati All day bar
MELHORES RESTAURANTES NO OESTE DA KEFALONIA
- Ladokolla Stin Plagia: gostamos tanto que voltamos duas noites seguidas para assistir a um pôr do sol sensacional degustando comida boa e com preços super honestos. Não fica na beira da praia, mas certamente tem uma das vistas mais lindas desta região da Kefalonia. Recomendo demais!
- Taverna Ksouras: em Petani Beach com um cardápio bem diversificado, preços honestos uma vita linda e drinks deliciosos. Vale a pena visitar no almoço e também para assistir ao pôr do sol!
- Taverna Faros
- Captain Nicolas
MELHORES RESTAURANTES NO LESTE DA KEFALONIA
- Il Familia: restaurante super charmoso na beira da água com cardápio maravilhoso e vinhos perfeitos para harmonizar com a comida. Voltamos duas vezes!
- Deco Art Cuisine: o mais bem avaliado no Tripadvisor, mas sinceramente não gostei do atedimento que é bem voltado a convencer as mesas a comprarem peixes frescos e superfaturados. No entanto, o ambiente é lindo especialmente no horário do pôr do sol.
- Afrala: bar super agitado durante a noite com drinks bem interessantes
- Kallithea
- To Pyrgi
- Faros Taverna
As minhas experiências gastronômicas prediletas na Kefalonia foram no Irida Cafe Bar restaurant em Fiskardo, num jantar na beira da água com um ambiente a luz de velas inesquecível. A senhora q comanda a cozinha veio nos perguntar se gostamos dos pratos e conversar um pouquinho, o que eu achei super legal!
HOTÉIS COM TARIFAS IMPERDÍVEIS: Reserve o seu hotel no Booking.com e garanta as melhores tarifas e cancelamento gratuito!
Também amei o Ladokolla Stin Plagia e o considero o restaurante com os preços mais honestos da ilha pela qualidade dos seus pratos e bela vista que se tem do pátio. As mesas ficam ao ar livre com vistas maravilhosas para o pôr do sol e os atendentes são bem simpáticos, trazendo aquela tradicional atmosfera grega para a experiência.
IMPORTANTE: Não se esqueça que o seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa. Faça aqui a cotação das melhores seguradoras com assistência em português em caso de emergência!
Gostamos tanto que voltamos duas vezes e não poderia recomendar mais que faça pelo menos uma visita à este lugar para o jantar. O pôr do sol lá é divino!
Já a minha experiência predileta não só na Kefalonia mas como em toda a viagem para as ilhas jônicas foi no Alati All Day bar, um restaurante maravilhoso e com a mais bela vista do pôr do sol na ilha.
O ângulo do pôr do sol é simplesmente inacreditável e depois que o sol se põe as cores do céu ficam lindíssimas e super românticas. Tá aí uma experiência a não perder durante a sua viagem a Kefalonia!
O QUE LEVAR NA MALA PARA KEFALONIA
Como você possivelmente vai visitar a Kefalonia entre o finalzinho da primavera e o final do verão Europeu, deve se preparar para temperaturas altas e sol forte. Por isso, o mais indicado é que leve roupas frescas, com tecidos arejados como o linho e sapatos despojados de verão.
Para mulheres, vale a pena investir em vestidos, saias com blusinhas lees, shorts e algumas opções de roupas de praias incluindo saídas de praia. Nada de saltos, roupas muito pesadas ou muito elegantes.
Homens podem levar na mala camisas leves de linho, camisetas, bermudas e calças leves. Para calçados, sandálias mais arrumadas ou sapatos despojados são os mais indicados.
Além disso, você vai precisar de:
- Sapatilha neoprene (a maioria das praias são de pedrinhas e não de areia, e sendo assim, caminhar descalço pode ser muito desconfortável. A sapatilha neoprene ajuda demais e por isso vale a pena levar na mala desde o Brasil ou comprar ao chegar na ilha)
- Protetor solar com máximo FPS
- Chapéus de praia
- Bolsa ou mochila de praia
- Havaianas
- Bolsa de praia
- Toalha de praia ou canga
- Camisa com proteção FPS
- Sombreiro ou tenda de praia
Outros itens que valem a pena levar na mala ou comprar por lá são boias infláveis, jogos, livros, raquete de frescobol e um cooler para levar bebidas e lanches para as praias.
Bom, chegamos ao final deste post guia de viagem da Kefalonia e espero que tenha aproveitado as nossas dicas. Se tiver dúvidas ou comentários, peço que deixe um comentário abaixo e que volte aqui para nos contar como foi a sua experiência por lá!
Também peço que faça as suas reservas nos links abaixo se gostou das nossas dicas. É isso que mantém o blog e o conteúdo de qualidade que fornecemos sem custo – diferente de outros blog. Obrigada desde já 🙂
thaina diz
Me ajudou demaisssss! Parabens pelo trabalho!
Lara Nogueira diz
Olá Thaina, fico muito feliz com o feedback. Obrigada 🙂
As dicas estão fresquíssimas, acabei de voltar da Kefalonia e de escrever os posts. Espero que faça uma ótima viagem 🙂