Quer saber como ter Internet no celular na Índia? Neste post você vai encontrar todas as dicas sobre como comprar um chip e ficar conectado durante a sua viagem.
Hoje em dia é muito difícil ficar completamente desconectado da internet durante viagens. Isso porque, as mídias sociais e canais de comunicação estão tão atrelados ao nosso cotidiano, que ficar sem postar as fotos maravilhosas tiradas nos lugares visitados na viagem ou sem mandar aquela mensagem para a família dizendo que está tudo bem nas férias, é algo praticamente inimaginável para a maioria dos viajantes.
Isso sem falar na necessidade de utilizar a internet para tradução de outras línguas, consulta de mapas digitais, dicas de restaurantes, frequência e melhores rotas com transporte público ou serviços de transporte como Uber, e até mesmo informações sobre as atrações visitadas em tempo real.
Por isso, mais e mais viajantes têm utilizado as formas de conexão ininterrupta com a internet em suas viagens, deixando de recorrer apenas ao Wifi encontrado em restaurantes e hotéis de forma esporádica.
Seja comprando chips com pacotes de internet no destino da viagem ou saindo do Brasil com chip internacional já carregado no celular, o fato é que há diferentes opções para todos os orçamentos e necessidades de pacotes de dados. E sobre isso vamos falar a seguir, para ajudar você a decidir a melhor opção para a sua viagem à Índia.
Vamos lá?
LEIA TAMBÉM: Todos os posts já publicados no blog sobre a Índia, com muitas dicas práticas e inspirações.
COMO COMPRAR UM CHIP LOCAL
E CARREGAR COM PACOTE DE DADOS
Há algumas opções para compra de chip carregado com pacote de dados na Índia enquanto viajante. A seguir, vamos analisar cada uma delas e te auxiliar na decisão da melhor alternativa para sua viagem.
Por incrível que pareça, comprar um chip com pacote de dados na Índia como estrangeiro não é tarefa fácil. Isto porque, na maioria das situações é necessário apresentar uma documentação extensa para a companhia telefônica para conseguir um chip e a maioria dos viajantes não a conseguem facilmente.
A seguir, você vai ler informações sobre a maneira mais barata de comprar um chip como estrangeiro na Índia e vai ver que é bastante complicado alinhar todos os requisitos impostos. Mas, não se preocupe, pois logo a seguir vai encontrar as informações que precisa para conseguir o chip de maneira mais fácil e prática (mesmo que um pouquinho mais cara).
Se quiser comprar o chip em uma das lojas nas cidades, vai precisar se programar com antecedência e levar os seguintes documentos:
– Cópia do passaporte e passaporte original em mãos
– Foto 3×4
– Endereço na Índia, que pode ser do hotel que vai se hospedar
– Contato de um indiano como referência, que também pode ser um funcionário do seu hotel e para isso você terá que solicitar o apoio da equipe
– Comprovante de endereço no Brasil
Ao chegar na loja da companhia (indicamos a Airtel) você deverá preencher um formulário com dados pessoais, informações sobre a viagem na Índia e entregar os documentos necessários.
É importante destacar que o contato indiano que você deve fornecer para conseguir um chip na Índia realmente será contactado para dar a referência se te conhece ou não. Sendo assim, tenha certeza de alinhar direitinho com a pessoa antes de ir comprar o seu chip oferecendo o número de telefone dele ou dela.
Além de entregar e preencher a documentação, você terá que ligar para uma central de atendimento para confirmar as informações e solicitar a ativação do chip. E sendo assim, todo o procedimento vai tomar algum tempo de sua viagem.
Se esta for a modalidade escolhida por você, o valor ficará em torno de 250 rúpias indianas pelo chip e cerca de 550 rúpias indianas e o chip será ativado em cerca de 4 horas.
Essa é uma opção um pouco mais barata, mas também mais trabalhosa. E no final das contas a economia de aproximadamente 5 reais pode não valer a pena diante de todo o desgaste e investimento de tempo neste propósito.
Por isso, indicamos a compra do chip assim que chegar na Índia, em um dos aeroportos nos stands da empresa Airtel. E sobre isso falaremos em detalhes a seguir!
OPÇÃO MAIS FÁCIL PARA COMPRA
NO AEROPORTO
É possível comprar um chip com pacote de dados e minutos para ligações ao chegar no aeroporto em Delhi, e assim já “chegar” no país conectado.
Basta se dirigir para o balcão da empresa Airtel ao desembarcar e preencher um formulário com informações pessoais como número de passaporte, nome, país de residência e etc.
O funcionário irá tirar uma foto sua com uma câmera digital – não me pergunte o motivo para tal procedimento, mas observei que ele fazia isso com todos os turistas, independente da nacionalidade.
O processo de obtenção do chip é relativamente rápido, mas a ativação demora algumas horas. Nós chegamos bem cedo pela manhã e o chip só foi ativado às 18 horas.
Super estranho ter que esperar tanto tempo pela ativação do chip, já que em todos os países que já visitei até hoje a ativação ocorre instantaneamente, mas esse é o modus operandi da Índia e já serve de bom aviso para as diferenças culturais que você vai enfrentar por lá.
O benefício de fazer a compra do chip no aeroporto é que você não vai precisar da papelada exigida para a compra em outros locais na cidade, como por exemplo carta de intenção, cópia de passaporte, foto 3×4 etc.
A desvantagem é pagar um pouco a mais, mas a diferença costuma ser cerca de 5 a 10 reais, o que é na maioria das situações muito pouco comparado ao investimento de tempo que terá que fazer se quiser comprar através das outras modalidade.
Fazer câmbio, sugiro que ao desembarcar no aeroporto faça o câmbio de algumas rúpias, pois a taxa de conversão aplicada pela Airtel é extremamente desfavorável se quiser pagar com USD.
O valor do chip com plano de dados para 30 dias foi 990 Rúpias Indiana, mas como não tínhamos a moeda nacional ainda acabamos pagando 20 Dólares Americanos, o que em termos práticos significa o dobro do valor original.
Para falar a verdade, acredito que o funcionário operando a venda do chip recebeu nossos dólares e mais tarde foi trocar pelo dobro do valor correto pelo chip e pagou o valor aproximado de 10 dólares para a companhia e ficou com a outra metade.
Para evitar este problema, basta ter em mente que você deve primeiro fazer o câmbio ou sacar moedas nacionais no aeroporto e depois se dirigir para o balcão de compra do chip
Estava tão cansada quando cheguei no aeroporto de Delhi que nem raciocinei direito. Mas, no caminho do hotel me toquei da besteira que fiz e fiz questão de compartilhar a mensagem com vocês, para que não repitam o meu erro 🙂
DESCONTO: R$ 190 de desconto no Airbnb de presente para você. Garanta já o seu aqui, é totalmente grátis!
OPÇÃO MAIS BARATA
E TAMBÉM MAIS COMPLICADA
A opção mais barata possível é tentar pedir ajuda de algum indiano para comprar um chip como nacional.
O chip vendido para indianos custa cerca de 25 rúpias e o processo de compra e ativação é bem rápido e eficiente.
Os planos para locais custam cerca de 440 rúpias para mais de dois meses, com ligações ilimitadas e 1 GB de internet por dia.
Mas, poucos viajantes conseguem a façanha de conseguir fazer amizade com o local para comprar um chip como nacional. Então, esta talvez não seja a melhor opção para você!
NÃO VIAJE SEM SEGURO: Faça aqui a cotação com as melhores seguradoras do mercado e garanta o desconto de 5% usando o nosso código.
INFORMAÇÃO IMPORTANTE!
Os chips comprados por estrangeiros têm data de validade e estão conectados ao seu visto de entrada na Índia. Confira aqui o post completo sobre como obter o visto de viagem para a Índia.
Algumas lojas aplicam o golpe de vender chips usados com a validade bem próxima e por isso é importante certificar-se de comprar um chip novo, de preferência nos aeroportos, para evitar contratempos!
CHIP INTERNACIONAL COMPRADO NO BRASIL
PARA USAR NO EXTERIOR
Em 2016 tivemos o nosso primeiro contato com um chip internacional que já sai carregado do Brasil e pode ser utilizado em praticamente todos os países do mundo.
Utilizamos o Mysimtravel para uma viagem longa em 2016 pelo Chile, Colômbia e Panamá e amamos o serviço. Além disso, utilizamos o Mysimtravel durante a nossa viagem de três meses na Europa e tivemos cobertura completa na Hungria, Áustria, Alemanha, França, Croácia, Eslovênia, Eslováquia, Romênia e Polônia.
Para comprar o chip do Mysimtravel clique aqui e garanta ótimas tarifas. Adoramos a funcionalidade do chip internacional, que utiliza uma avançada tecnologia GSM de Roaming Internacional, interligando uma rede de +340 operadoras de telefonia celular e em +200 países de todos os continentes do planeta.
Fuciona assim: após ativar pela primeira vez o seu SIM (chip), ele automaticamente se ajusta em cada país que você visitar simplificando seu uso e sua vida. Depois , é muito simples fazer ligações e utilizar a internet em sua viagem. Realmente parece que você está em casa, com o seu plano de dados predileto!
Além do Mysimtravel, há outras empresas relevantes no mercado como por exemplo a EasySim4you, com a qual você pode obter o desconto especial para leitores do blog clicando aqui!
Deixe um comentário