Está planejando uma visita a Capri e quer saber o que fazer? Confira neste post o roteiro completo de 1 diaem Capri na Itália e apaixone-se pela ilha.
Capri é uma ilha encantadora e engloba cidades super interessantes e diversas. Sendo assim, 1 dia é um período muito ingrato para conhecer as belezas do local.
Apesar disso, um bate e volta em Capri é prática comum entre os turistas e se este for o seu caso, não se preocupe, pois planejamos um dia incrível para você.
ROTEIRO COMPLETO DE 1 DIA EM CAPRI
Ao desembarcar na Ilha de Capri, mais especificamente na Marina Grande, siga para fazer check in no hotel e depois volte para o porto.
Em Marina Grande você irá encontrar bilheterias e agências vendendo passeios marítimos em Capri e pode comprar a sua passagem lá mesmo – consulte aqui os valores e rotas.
A verdade é que nenhuma viagem a Capri pode ser completa sem dar uma volta ao redor da ilha, passeio conhecido como “giro dell’isola” para conhecer de perto a fantástica costa rica de grutas e enseadas.
Passeio de barco { giro dell’isola }
Os tours organizados são excelentes opções para quem tempo pouco tempo, duram cerca de 2 horas e custam 20 euros. Já o aluguel de uma embarcação, com ou sem marinheiro, é a melhor opção para quem quer curtir o mar de Capri sem pressa e custa cerca de 150 euros.
Os passeios de volta à ilha contemplam a visita à Marina Grande, A estátua do Scugnizzo, Gruta do Cora, Gruta Branca, L’Arco Naturale, Villa Malaparte, Os Faraglioni, A baía de Marina Piccola, Gruta Verde, Farol de Punta Carena e Gruta Azul.
Isso mesmo, o passeio é uma excelente forma de ter uma visão panorâmica da ilha e você certamente vai ficar espantado com a beleza do local. Ao desembarcar, não deixe de passar para conhecer a feirinha e o comércio do porto.
Depois, aproveite para almoçar por perto e siga para a próxima aventura: o Monte Solaro.
Monte Solaro
A forma mais simples de chegar no Monte Solaro é através do teleférico que te leva ao topo em 12 minutos e parte da praça Vittoria de Anacapri. O ticket de ida e volta custa 11 euros e o de ida 8 euro.
Para chegar lá. pegue o ônibus de Capri e desça no ponto de Anacapri ( preste atenção, pois o motorista irá gritar “Anacapri”), a poucos metros da entrada do teleférico e de lá suba as escadarias até o local.
O Monte Solaro é chamado também de “Acchiappanuvole”, em português “pega-nuvens”. Isto porque, ao amanhecer, quando aumenta a diferença térmica entre o mar e as rochas, se forma uma cortina de vapor no monte no formato de coroa de nuvens, deixando o local com um ar misterioso e único.
Para descer, você pode escolher voltar de teleférico ou caminhar, passando por duas outras atrações incríveis no meio do caminho.
Uma dela é a área de Cetrella, constituída de uma pequena igreja, com uma torre, sacristia e uma pequena cúpula que foi adicionada no século XVII. Este foi um lugar para retiro espiritual, onde moravam os eremitas que pertenciam a ordem dos Franciscanos e dos Dominicanos.
No complexo existem algumas celas, uma ampla e bem equipada cozinha, banheiros e um horto e na Igreja de Santa Maria de Cetrella existe uma capela e a imagem de S. Maria conservada ao seu interno é especialmente querida pelos marinheiros de Anacapri que, no passado, quando a colheita de coral os levava para longe da ilha, costumavam subir em peregrinação até a igrejinha de Cetrella antes das perigosas expedições.
Ainda no caminho, você poderá visitar a castelo do Barbarossa, erguido sobre as rochas a nordeste de Anacapri, em um dos picos menores do imponente Monte Solaro.
Neste loca, foram encontrados os restos do Castelo Barbarossa, o qual se encontra a 412 metros acima do nível do mar e sobre o qual não se sabe ao certo o período de construção do castelo, podendo ser entre séculos X e XII. Vale a pena passar para conhecer.
Na base do monte, você poderá aproveitar a oportunidade para desbravar Anacapri, a irmã mais original de Capri, que consera o seu lado tradicional.
Anacapri
Anacapri é a segunda maior cidade da ilha, atrás apenas de Capri e tem um centro histórico super interessante, que merece um passeio com calma pelas ruelas floridas e pela praças.
Se ainda estiver cedo, ao sair da Piazza Vittoria, que leva ao teleférido do Monte Solaro, siga pela Via Capodimonte, a rua que leva ao Museo di Villa San Michele e a um ponto panorâmico com vista para o Golfo de Nápoles.
Se já estiver anoitecendo, siga pela Via Giuseppe Orlandi, uma rua exclusiva para pedestres que atravessa o centro histórico de Anacapri.
No caminho, passe na Casa Rossa “Casa Vermelha”, uma singular construção que engloba diversos estilos arquitetônicos, a qual pertenceu ao coronel americano John Cay H. Mackowen, que desembarcou na Italia logo após a guerra civil americana e se estabeleceu em Anacapri até 1899.
No interior da Casa Rossa foi organizada uma mostra permanente chamada L’isola dipinta, onde se pode apreciar imagens de Capri com suas tradições e hábitos quotidianos no período entre o século XIX e XX. Além disso encontram-se também três estátuas romanas encontradas entre 1964 e 1974 na Gruta Azul.
Não deixe de conferir a Igreja de San Michele, do lado esquerdo encontra-se a praça San Nicola. Trata-se de uma igreja barroca dedicada a San Michele Arcangelo construída entre os séculos XVII e XVIII em um complexo das Teresianas, do qual fazia parte.
É uma igreja com a planta octogonal em forma de cruz grega famosa pelo pavimento em mosaico onde estão representados Adão e Eva no Paraíso Terrestre produzido em 1761.
De lá, siga para a praça Armando Diaz, onde costumavam acontecer reuniões públicas e onde ainda hoje se encontram os habitantes de Anacapri, sentados em bancos de mosaico pintados a mão.
Em frente a praça você irá encontrar a Igreja de Santa Sofia, erguida em 1510 para substituir a antiga paróquia de S. Maria di Costantinopoli. A igreja conta com duas capelas do final do século XVII e duas torres construídas no século XVIII.
De Anacapri, pegue um ônibus ou um táxi até o centro de Capri para finalizar o dia desbravando a região e jantando em algum restaurante incrível.
Capri, seu centro e Piazzetta
É na Piazza Umberto I, mais conhecida como Piazetta, que o movimento de Capri está concentrado.
No passado, a Piazzetta era centro da vida local, sede do mercado de verduras e do peixe e em 1938, o jovem caprese Raffaele Vuotto colocou algumas mesinhas e a Piazzetta ganhou um caráter mais animado. Desde então, o local representa o que há de melhor na ilha e você não pode deixar de explorar os seus detalhes.
A melhor forma de conhecer esta região é caminhando sem o mapa na mão, deixando-se levar pela atmosfera contagiante do centro e se quiser, parar em um café, lanchonete ou experimenta um apperitivo italiano.
E um passeio super tranquilo e muito agradável para curtir com os filhos, em lua de mel ou até em uma viagem mais despretensiosa com os amigos. Sem dúvidas, não pode ficar de fora do seu roteiro!
Gostou das dicas? Planeje a sua viagem através dos links indicados e ajude o blog com uma pequena comissão. Obrigada 🙂
– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com ou se preferir, reserve seu hotel através da Hotéis.com e pague em em até 12x no cartão sem o IOF
– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros. Não deixe de conferir também a cotação da Mondial Seguros e ganhe 15% de desconto comprando através do blog
– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 100 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!
– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da Viator e também os descontos imperdíveis da Ticketbar
– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente
– Passagens aéreas, hotéis e pacotes baratos na Decolar.com – clique aqui e confira as ofertas imperdíveis
– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br
Carlos diz
Olá Lara,
Ficarei alguns dias em Napoles e pretendo passar um dia em Capri. Comprando o bilhete do barco de ida e volta em Napoles o horário da volta é marcado ou posso retornar em qualquer horário disponibilizado pela empresa?
Da mesma forma, no caso do teleférico no porto de chegada, posso comprar mais cedo, fazer o passeio de barco em volta da ilha e subir mais tarde?
Muito obrigado e parabéns pelo blog.
Abraços.
Lara Nogueira diz
Olá Carlos,
Obrigada pelo comentário e feedback 🙂
O horário do barco geralmente é marcado, especialmente em meses de alta estação no verão. Sugiro que tente argumentar com o pessoal lá sobre a possibilidade, mas de antemão saiba que talvez seja melhor programar a volta certinho.
Quanto ao ingresso do teleférico, esse sim você pode comprar e utilizar quando for melhor para você.
Abs e