Confira neste post todas as dicas de viagem de Montreux na Suíça, incluindo a sugestão para roteiro de 1 a 2 dias na cidade.
Para verificar todas as dicas de viagem sobre Suíça clique aqui – Guia completo da Suíça.
Montreux é uma cidade encatadora e certamente merece a sua visita. Siga lendo e você vai descobrir o por que.
DICAS DE VIAGEM DE MONTREUX NA SUÍÇA
Sobre Montreux
A linda cidade de Montreux encontra-se abrigada numa baía protegida do Lago de Genebra, rodeada por vinhedos e emoldurada pelo pano de fundo deslumbrante dos Alpes, brancos de neve.
As paisagens na cidade são incríveis pela natureza exuberante do local. Mas não é só isso que Montreux oferece, pois ela é também famosa pelo Festival de Jazz que acontece em junho/julho e traz shows em vários palcos e parques diferentes.
Devido a seu clima incrivelmente ameno, Montreux é chamada de “a capital da Riviera de Vaul” e apresenta um aspecto de verão mesmo no inverno.
A cidade, conhecida, antigamente em alemão como Muchtern – é uma comuna da Suíça localizada no Cantão Vaud, com cerca de 25 199 habitantes.
A língua oficial nesta comuna é o francês, falado por 74,4% da população, sendo a segunda língua mais falada o alemão, seguida pelo italiano.
Outro estaque da dicade é que Freddie Mercury, vocalista da banda britânica Queen, residiu em Montreux após descobrir que estava com AIDS e compôs para cidade a musica “A Winter’s Tale”. Na Place du Marché, às margens do Lago Genebra, foi erguida em 1996 uma estátua em sua homenagem e os fãs do músico costumam visitar a cidade para descobrir o que Freddie encontrou de tão especial por lá.
Como chegar em Montreux
Não há aeroporto em Montreux e o mais próximo é o de Genebra.
Portanto, se estiver vindo do Brasil ou de qualquer outra cidade da Europa, saiba que terá que fazer uma parada em alguma cidade maior, como Genebra ou Zurique.
Chegar em Montreux é muito simples, tanto de carro quanto de trem, que diga-se de passagem é a melhor forma de se locomover pela Suíça.
De carro
O Via Michelin é um site que ajuda você a traçar a melhor rota entre os destinos, indicando pedágios, postos e muitas outras informações úteis para ajudar você. Clique aqui para acessar o site.
Vindo de Genebra, por exemplo, pegue a E62, uma estrada é super moderna e rápida. É possível fazer paradas para explorar outras cidades, como por exemplo, Laussane.
De trem
Montreux está ligada à maioria das cidades da Suíça pela manha ferroviária. De Genebra a Montreux são apenas 1 hora, de Lausanne 30 minutos e de Zurique cerca de 3 horas. Para consultar itinerários, valores e horários clique aqui – SBB.
Portanto, sabendo que é muito prático visitar Montreux, não restam desculpas para que a cidade não seja incluída no seu roteiro.
Quantos dias ficar em Montreux
Montreux é uma cidade compacta, como a maioria na Suíça.
É possível conhecer suas atrações principais em um dia – ou até mesmo em meio dia, em uma viagem combinada com Lausanne.
No entanto, se você quiser entrar no clima da cidade, separe dois dias para aproveitar esta bela cidade às margens do Rio Genebra.
O seu itinerário depende da sua disponibilidade de tempo e interesses, portanto, não deixe de ver quais são as principais atrações de Montreux para saber se elas te interessam.
O que fazer em Montreux
Montreux oferece diversas atrações para os turistas, como se não bastasse a linda paisagem que rodeia a cidade.
Veja aqui quais são elas e prepare o seu roteiro para conhecer Montreux.
Château du Chillon
Ao descer na estação de metrô Veytaux Chillon você estará a poucos metros do Château du Chillon e pode ir andando até a atração.
O Castelo de Chillon – em francês Château de Chillon – é um dos castelos da Suíça mais conhecidos em todo o mundo, além de ser o monumento suíço mais visitado e um dos mais bem preservados da Europa, estando classificado como monumento histórico.
Situa-se numa das margens do Lago Léman, em Veytaux, a três quilómetrosde Montreux.
No castelo, de um lado está a incrível residência à beira do lago e, do outro, uma imponente fortaleza em frente às montanhas.
O arqueólogo Albert Naef descobriu que o castelo foi ocupado desde a Idade do Bronze e que, actualmente, é resultado de muitos séculos de construções e restaurações. Ou seja, é um local que carrega consigo muita história.
Não é possível datar com exactidão o seu ano de construção, mas os primeiros registos escritos do castelo são de 1150.
Depois de inicialmente construído, o castelo foi sucessivamente ocupado pela Casa de Saboia, depois pelos bernenses, de 1536 a 1798, desde então pertence ao Estado de Vaud. Ele já serviu de fortaleza, arsenal e prisão.
Está localizado em uma posição estratégica, e oferecia um controle absoluto do lago à família Sabóia, que vivia ali em 1150.
A entrada custa 12,50 Francos Suíços e é aberta diariamente ao público. Clique aqui para verificar todas as informações sobre o castelo.
Lago de Genebra
É bom combinar um passeio ao lago de Genebra com o castelo, pois depois da visita é possível seguir pela calçada que rodeia o Lago Genebra e leva até Montreux. São 30 a 40 minutos de caminhada até a cidade e vale muito a pena.
O lago de Genebra é a grande atração da cidade e ao caminhar em suas margens pode-se admirar lindas paisagens dos Alpes contrastando com o lago.
No caminho até Montreux é possível encontrar a a estátua do Freddie Mercury. Por sinal, a estátua do Freddie Mercury e o museu estão em Montreux porque o artista passou os últimos anos de sua vida na cidade.
Ele e o Queen gravaram vários albuns em Montreux, inclusive, o último álbum chamado “made in heaven”, o qual Freddie Mercury não acompanhou até o final. Além da estátua, é possível visitar o museu, onde pode ver algumas roupas, discos e informações sobre o Freddie.
O Museu Queen The Studio Experience fica no atual Cassino de Montreux e vale a pena se você for fã destes artistas. Vale ressaltar que a entrada é gratuita!
Passeio de barco pelo Lago de Genebra
A empresa responsável pelos barcos no Lago Leman (lago de Genebra) possui vários horários durante o dia.
O passeio custa 10 francos e dura cerca de 1 hora e vale super a pena. Ah, também tem a opção de fazer o passeio em um barco Belle Époque, um charme só!
Trem do chocolate
Na excursão, os turistas descobrem os segredos da fabricação do “ouro negro” e se esbaldam na degustação de chocolates. Desde os anos 70s, mais de um milhão de pessoas já fizeram o passeio.
Queijos e chocolates sempre foram a marca registrada da Suíça. Agora, imagine aliar estas duas delícias a uma das mais belas rotas ferroviárias do país, a Montreux-Oberland-Bernois Railway (MOB).
O resultado é o fantástico Trem do Chocolate, que o trecho entre Montreux e Broc para o deleite dos chocólatras de paladar seleto. O passeio consiste em uma seqüência de irrecusáveis atentados à gula.
Primeiro, o veículo atravessa as belíssimas vinícolas da região rumo à cidade de Gruyères, famosa pelo queijo de mesmo nome. Lá, os passageiros trocam o trem por um ônibus que os conduzirá à fábrica da iguaria.
Depois de experimentar a especialidade regada ao bom vinho da região, os turistas visitam um castelo medieval e voltam ao trem para seguir viagem, com vistas à sobremesa, até Broc, onde a fábrica Cailler-Nestlé se encarrega de completar a farra gastronômica com degustação de chocolates e venda dos produtos a preço de custo.
Excelente aventura. Para conferir todas as infornações sobre esse passeio clique aqui
Queen – The studio experience
A experiência de estúdio destina-se a aficionados, bem como os fãs da banda de rock Queen.
O Museu situa-se onde a banda criou grandes porções de seus álbuns mais aclamados e há uma abundância de memórias da banda Queen, tais como assinaturas , fotografias e as cópias originais manuscritas de letras.
A peça central da exposição é o estúdio de som original, onde o vocalista da rainha Freddie Mercury gravou suas últimas canções .
Horário de funcionamento: 10:30 – 10:00 diariamente e entrada gratuita.
Lavaux – Vinícolas nos arredores
Os vinhedos de Lavaux são um Património Mundial da UNESCO e se estendem uns impressionantes 830 hectares entre Lausanne e Montreux.
Embora a maioria dos visitantes escolhem para visitar com a Lavaux Express ou o Lavaux Panorâmica, há trilhas bem trilhado para explorar as vinhas a pé.
Passeie pelas belas vinhas e desfrutar das magníficas vistas, com paradas ocasionais nas adegas para provar o melhor do vinho Lavaux . Lavaux vende principalmente vinhos de Chasselas , que são frutado e seco. Um excelente passeio.
Para conferir todas as informações sobre o tour clique aqui.
Museu Charlin Chaplin
O museu, o primeiro do mundo inspirado em uma das primeiras estrelas de cinema da história, é dividido em duas partes. Em uma, a mansão em que Chaplin morava é apresentada exatamente como era em sua época. Construída em 1840, a casa de três andares e 20 quartos é um patrimônio cultural suíço, e teve preservados móveis, fotos e livros que Chaplin possuía quando vivo.
A outra parte foi transformada em um estúdio de cinema, onde os visitantes poderão ver, em vídeo, a vida do artista, assistir aos seus filmes e ainda conferir uma réplica da clássica máquina de produção do filme Tempos Modernos. Ao todo são 1,8 mil m² de área de exibição no museu, acompanhados de um parque com quatro hectares, onde estão árvores centenárias, um lago e vista para as montanhas. Há, ainda um espaço vip de 250 m² para eventos privados.
O preço cobrado para a entrada no museu é de 16 francos para adultos e 12 para crianças. Um passeio guiado pode ser contratado por seis francos. Valores promocionais estarão disponíveis para grupos grandes.
Onde ficar em Montreux – Melhores Hotéis
Confira quais são as melhores opções de hotéis em Montreux.
Eurotel Montreux
O Eurotel Montreux fica nas margens do Lago de Genebra, em Montreux, e oferece vistas panorâmicas do lago e dos Alpes a partir de todos os quartos, bem como Wi-Fi gratuito.
Hotel Eden Palace au Lac
Inaugurado em 1896, o encantador Belle-Epoque Hotel Eden Palace au Lac conta com uma localização à beira do lago, a apenas 5 minutos a pé da Estação de Trem Montreux. A propriedade dispõe de um restaurante com terraço à beira do lago, um jardim com uma piscina pequena e oferece WiFi gratuito em todas as áreas.
Hôtel de Chailly
O Hôtel de Chailly é uma propriedade de gerência familiar situada nas colinas acima de Montreux, a apenas 2 km do centro da cidade e do Lago Léman, e dispõe de um restaurante com terraço à sombra. A área de esqui de Villars-sur-Ollon está a 30 minutos de carro.
Hotel Helvetie
Situado no centro de Montreux, em frente ao Cassino Barrière, O Hotel Helvetie oferece vista panorâmica a partir do terraço no 6º andar. O Lago Genebra fica a 200 m de distância.
Gostou das dicas? Planeje a sua viagem através dos links indicados e ajude o blog com uma pequena comissão. Obrigada 🙂
– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com
– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros. Não deixe de conferir também a cotação da Mondial Seguros e ganhe 15% de desconto comprando através do blog
– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 180 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!
– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da Viator e também os descontos imperdíveis da Ticketbar
– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente
– Chip internacional para ligações e internet no exterior. Clique aqui para comprar o chip do Mysimtravel e viajar tranquilo.
– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br
Lincoln diz
olá estou indo para a Europa em maio/2018 e no meu pré-roteiro reservei 3 dias e meio para Suíça e pretendo conhecer Berna, Interlaken (só subir ao topo da Europa), Montreaux e o museu do chaplin. Minha ideia é no primeiro dia ir no museu do chaplin e jantar a noite em Montreaux, no segundo dia conhecer Montreaux pela manhã pegar o trem (vagão do expresso oriente) e chegar em Interlaken, terceiro dia subir ao topo da Europa e no quarto dia ir para Besançon na França fazendo um pit stop pela manhã em Berna. Será que vai ficar muito corrido? Será que Berna e Montreaux dá para aproveitar legal em meio período ou é melhor tentar um dia cheio?
obrigado,
Lincoln
Lara Nogueira diz
Olá Lincoln, tudo bem?
É possível sim conhecer Montreux em meio período, especialmente se pretende combinar a viagem com Laussane.
Já Berna fica apertado para conhecer em meio dia, mas se quiser focar apenas nas atrações mais importantes não vejo por que não programar a viagem.
Se tiver qualquer dúvida nos avise,
Abs
Boa Noite,
Existem guias que falam português em Montreaux?
A idéia seria ficar uns dias em Londres e depois ir de avião até Genebra e ir de trem até Montreaux.
Obrigada
Olá Sumaya,
Infelizmente não tenho uma indicação específica de guia que fala português por lá, mas você pode consultar as opções do nosso parceiro Viator clicando aqui: https://www.partner.viator.com/pt/19140/search/montreux
Abs e boa viagem 🙂
O Trem de chocolate funciona em Novembro? Alguns sites tem a informação que não, mas são antigos. Teria indicação de site para compra do passeio?
Muito obrigada
Olá Luciana,
Obrigada pelo comentário. O trem do chocolate funciona apenas de Maio a 31 de Outubro e você pode checar as informações detalhadas aqui: https://www.goldenpass.ch/assets/media/offer/Offre_Train_du_chocolat/MOB_broch_train_chocolat_2019.pdf
Abs e boa viagem 🙂
BOA TARDE, IREI FICA 3 DIAS EM MONTREUX, GOSTARIA DE SABER SE VALE APENA FAZER A VIAGEM PANORAMICA DE TREM, E SE SIM, QUAL MAIS INDICA.
TAMBEM GOSTARIA DE SABER SE VALE APENA COMPRAR O SWISS PASS.
Olá Ayme,
Acho que vale sim fazer a viagem panorâmica e você pode consultar o post completo neste link: https://omundoepequenoparamim.com.br/golden-pass-na-suica-trem-lucerna-montreux/
Sobre o Swiss Travel Pass, você pode conferir todas as dicas para calcular se vale ou não a pena comprar o passe clicando aqui: https://omundoepequenoparamim.com.br/o-swiss-pass-vale-a-pena/
Abs e boa viagem 🙂