Quer saber por que você deve visitar San Blas o quanto antes? Neste post você vai encontrar os motivos para se encantar pelo paraíso panamenho e programar a sua viagem.
Deixamos San Blas com o coração partido – na verdade, com o coração completamente despedaçado.
Fazia tempo que não nos apaixonávamos tanto por um destino e isto se deve a uma série de fatores, sobre os quais falaremos a seguir.
O objetivo deste post é convencer você a colocar San Blas no topo da sua bucketlist, pois este é, sem dúvidas, um paraíso incrível e ainda pouco explorado.
1 – Cenários paradisíacos
Dizem que a primeira impressão é a que fica e em San Blas ela será incrível, na verdade, surreal.
Os cenários paradisíacos das ilhas são simplesmente impressionantes e inspiram o relaxamento. San Blas é um verdadeiro paraíso caribenho.
As ilhas Kuna Yala são pequenas, cheias de palmeiras verdes e contam uma faixa de areia branca banhada por um mar azul impressionante.
Sim, nós acabamos de descrever o destino dos sonhos e é justamente isso que você vai encontrar por lá. Se prepare, você vai se apaixonar!
San Blas presenteia os seus visitantes com o melhor do caribe, mas com outros benefícios que a diferenciam de outros destinos e sobre os quais falaremos a seguir.
2 – Desconexão
Um dos maiores diferenciais de San Blas é justamente a falta de estrutura turística.
O que para alguns significa desconforto ou até motivo para não visitar o paraíso panamenho, para outros pode representar uma atmosfera diferenciada e rara.
Nós adoramos o fato de não haver conexão ou qualquer outro tipo de estímulo que leva à ansiedade. A nossa estadia em San Blas foi um daqueles momentos preciosos de reflexão e contemplação – revezados com cochilos na praia, debaixo dos coqueiros, claro!
Foi uma excelente desculpa para passar por uma “detox” digital e emocional e para relembrar que é possível viver sem os apetrechos tecnológicos que hoje consideramos necessários, nem que seja por alguns dias.
Você vai se surpreender, pois vai encontrar outro tipo de conexão – muito mais intensa e maravilhosa – por lá, a conexão com a natureza e com você mesmo!
3 – Relaxamento
O “dolce far niente” foi o nosso lema em San Blas.
Se você está em busca de um destino que praticamente te obrigue a descansar, San Blas será uma excelente escolha!
Por mais que tente, não conseguirá encontrar atividades cansativas ou estressantes por lá. O seu tempo poderá ser completamente dedicado ao descanso, contemplação, leitura, conversas amistosas, jogos e etc. A palavra de ordem é aproveitar o momento!
A sua única preocupação será comer nos horários fixados pelos Kunas e nada mais. Tentador, não é mesmo?
4 – Custos relativamente baixos
Principalmente em comparação com outros destinos do caribe, San Blas é uma excelente opção para quem quer visitar um destino paradisíaco sem gastar muito.
O fato de que as ilhas só podem ser exploradas pelos índios Kunas faz com que a exploração turística – e os valores – não sejam levadas ao extremo.
Você pode achar isso bom ou ruim, mas o fato é que, se você pretende visitar San Blas, você deve entender de forma antecipada a essência do destino, sob pena de não aproveitar plenamente a experiência.
Os valores são relativamente baixos sim, no entanto, são diretamente proporcionais à estrutura que encontrará por lá.
Sem dúvidas os valores foram inflacionados nos últimos anos, principalmente diante do sucesso que a ilha vem fazendo entre os europeus.
No entanto, consideramos que os custos ainda continuam sendo atraentes para os que querem conhecer o paraíso sem gastar uma fortuna.
Custos em San Blas – Ilha Franklin
Em linhas gerais, vamos descrever os custo de uma visita à San Blas.
Transporte até o “porto” – Entre 50 a 60 U$D ida de volta
Lancha até a ilha – 20 U$D ida de volta
Impostos e taxas da comarca Kuna Yala – 21 U$D
Acomodação na Ilha Franklin – 35 U$D por pessoa em cabana privada e U$D 26 por pessoa em cabana coletiva. Estes valores incluem três refeições diárias.
Passeios – de 10 a 20 U$D por pessoa, podendo variar com a quantidade de passageiros e com o destino do tour.
Gastos extras – os únicos gastos extras que você poderá ter por lá será com snacks e água.
5 – Falta de estrutura turística – ambiente rústico
Como já destacado valores são relativamente baixos sim, no entanto, são diretamente proporcionais à estrutura que encontrará por lá.
Não espere uma estrutura de resort, conforto, água quente, comida farta e diversificada ou até mesmo energia elétrica a vontade. Se isso é o que você está buscando nem cogite visitar San Blas.
Os próprios Kunas deixam bem claro que em San Blas você não visita um hotel, mas sim a casa de uma família que te recebe no paraíso. E, embora você pague por isso, deve sempre lembrar que eles não enxergam a sua hospedagem como uma relação de consumo.
San Blas é um destino perfeito para quem ama estar rodeado com uma natureza exuberante e não se importa ou até gosta da ideia de se hospedar em uma cabana rústica de madeira ou de bambu com palha, ser acordado pelo sol, escovar os dentes em frente a praia e tomar banho de água salobra.
Sentimos falta de mais conforto? Sim, sem dúvidas, mas também consideramos que a experiência foi tranquila, mais até do que imaginávamos que seria.
Dormimos 4 noites lá – sim, fomos super arrojadas – e sinceramente não tivemos problema algum com as estruturas da Ilha Franklin. Achamos bastante original e exótica, na verdade. Uma experiência única e inesquecível.
Não se preocupe, em breve publicaremos um guia de sobrevivência de San Blas.
6 – Autenticidade
Ainda não explorada pelo turismo de massa, San Blas ainda preserva muito de sua originalidade.
Pouco a pouco vem sendo alterada em sua cultura tradicional e também sendo poluída, mas atualmente ainda é possível se surpreender com este destino totalmente inusitado.
Os Kunas não socializam muito com os turistas, mas se tiver interesse pode tentar estabelecer conversas e descobrir um pouco mais sobre suas tradições e sobre o povo Kuna Yala.
Também poderá encontrar ilhas completamente desertas para passar o dia.
A existência de um destino ainda tão incrível, preservado e quase deserto realmente é impressionante e sem dúvidas vai tocar o seu coração.
7 – Oportunidade de conhecer viajantes de diversas regiões do planeta
Aparentemente os europeus, especialmentes os nórdicos, descobriram de vez o paraíso San Blas.
Ir a San Blas por conta própria e sozinho é muito tranquilo, especialmente se o seu objetivo for conhecer e socializar com outras pessoas.
Há cabanas coletivas e diversas oportunidades para fazer amizades. Diariamente as pessoas se reúnem durante e depois das refeições, há passeios e uma rede para jogar volêi e basquete. É super natural fazer amizades por lá!
9 – Experiência única
Se você está em busca de uma aventura completamente diferente de tudo que você já viveu, não pense duas vezes, escolha San Blas como destino para as suas próximas férias.
Dormir em cabanas com chão de areia, escovar os dentes no mar, ser acordada ao som do chamado de concha do mar certamente foram experiências incríveis e que serão para sempre lembradas por nós.
Tudo isso sem falar na sensação libertadora de relaxamento que se tem ao passar o dia descansando em uma praia paradisíaca do caribe panamenho.
Quer um conselho? Visite San Blas antes que todo mundo resolva fazer o mesmo e aproveite os benefícios de explorar um destino quase inexplorado!
Gostou das dicas? Planeje a sua viagem através dos links indicados e ajude o blog com uma pequena comissão. Obrigada 🙂
– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com ou se preferir, reserve seu hotel através da Hotéis.com e pague em em até 12x no cartão sem o IOF
– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros. Não deixe de conferir também a cotação da Mondial Seguros e ganhe 15% de desconto comprando através do blog
– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 100 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!
– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da Viator e também os descontos imperdíveis da Ticketbar
– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente
– Chip internacional para ligações e internet no exterior. Clique aqui para comprar o chip do Mysimtravel e viajar tranquilo.
– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br
Paulo Silva Júnior diz
Boa tarde!
Esse traslado da Cidade do Panamá x San Blas é muito complicado de se fazer?
Pra chegar até o porto vocês utilizaram qual tipo de transporte?
Pretendo ir e ficar na Ilha de Franklin. Se minha conexão no Panamá for de 22:00 horas de duração, um bate e volta vocês acham que é possível de se fazer? SOU SEGUIDOR DE VOCÊS NO INSTAGRAM.
Abraços.
Olá Paulo, tudo bem?
O traslado entre Cidade do Panamá e San Blas não é exatamente complicado, mas é muito sofrido para o viajante.
Sinceramente, achamos que não vale a pena fazer um bate e volta, principalmente se você tem voo, pois há um risco muito grande de atrasos.
Você não vai conseguir aproveitar bem o paraíso e por isso a experiência não vai ser tão boa quanto ficar hospedado uma ou mais noites nas ilhas de San Blas.
Para chegar lá primeiro pegamos um transfer e depois um barco dos Kunas da Franlin. Vamos escrever um post sobre como chegar em San Blas em breve!
Abraços
Olá!
Lara Nogueira e Juliana Bomfim,
Graças a Deus tudo ótimo. Compreendo. Estou pensando em ficar uns 5 dias em San Blás para ter a possibilidade de desfrutar das maravilhas desse lugar paradisíaco. É fácil ir de uma ilha para outra? Igual vocês ficaram na ilha Franklin, PRA IR DE LÁ EM OUTRA ILHA É TRANQUILO? E O BANHEIRO NAS CABANAS COMO É ? Na ilha não tem opção de comprar nada né? Ex: Um mini mercado, padaria.
Olá Paulo, que bom que você está de volta por aqui.
Passamos 5 dias em San Blas, sendo 4 noites na Ilha Franklin.
Adoramos a experiência de desfrutar com calma do paraíso e super indicamos 🙂
De Franklin saem passeios para outras ilhas, sendo que diariamente tem tour para Isla Perro e para as outras ilhas é necessário formar um grupo e pedir para o pessoal levar.
Na ilha Franklin tem uma vendinha que comercializa bebidas (vinho, cerveja e água) e também alguns lanches como pringles.
É bom levar suprimentos na mochila e nós compramos os nossos na Cidade do Panamá!
Olá!
Li que a hospedagem em Sa Blas é rústica e feita pelos locais. Sendo assim, há como fazer reservas com antecedência ou é fácil resolver isso por lá? Obrigada! 🙂
Olá Bianca, tudo bem
Sim, a hospedagem é bem rústica e se não quiser dormir lá pode fazer um bate e volta saindo da Cidade do Panamá.
Pessoalmente, não indico essa opção por ser muito cansativa.
Leia aqui todos os posts sobre San Blas, nos quais falamos mais sobre isso:https://omundoepequenoparamim.com.br/category/san-blas-kuna-yala/
Abs
Olá, eu programei a viagem para San Blas, ilha Franklin, com mais duas amigas mas elas desistiram de ultima hora. Pretendo continuar com os planos sozinha mesmo. Você acha que a ilha é segura para uma mulher viajando sozinha? Obrigada!
Sim, sim, definitivamente!
Vimos muitas mulheres viajando sozinhas e vivendo excelentes experiências!
Nossa única observação seria de certificar-se de escolher uma cabana compartilhada, para ficar ainda mais segura e por sinal, gostaríamos de te tranquilizar, pois você fez uma excelente escolha em relação à Ilha.
Inclusive, vou publicar em breve um post com dicas e inspirações de viagem solo para mulheres e adoraria contar com o seu relato quando voltar.
Abs e boa viagem
Agora que ela apareceu em “La casa de Papel”, com certeza vai encarecer e encher de turistas
Olá Suzane,
Verdade, possivelmente o paraíso perdido se tornará extremamente popular depois de aparecer na série! 🙂