Confira aqui o quinto dia do roteiro de 6 dias no Deserto do Atacama, com todas as dicas e informações para você planejar a sua viagem.
Para este dia, escolhemos visitar algumas das mais belas atrações da região: as Lagunas Altiplânicas e o Salar do Atacama.
Estes passeios, especialmente as lagunas, são de maior altitude e devem ser deixados para os dias finais de sua viagem.
Não se esqueça que a aclimatação do corpo é um processo lento e gradual e que você deve se programar para fazer os passeios de “menor altitude” nos primeiros dias, deixando os de “maior altitude” para o final.
Roteiro de 6 dias no Deserto do Atacama – 5º dia: Lagunas Altiplânicas e Salar do Atacama
Lagunas Altiplânicas
As Lagunas Altiplânicas são incrivelmente lindas e estão situadas a 4.120 metros de altitude. Clique aqui para ler o post completo sobre as Lagunas Altiplânicas.
Este é um daqueles passeios que não podem ficar de fora do seu roteiro, pois irá marcar a sua vida para sempre.
O Deserto do Atacama não parou de supreender por um segundo e, quando achamos que já havíamos visto beleza suficiente, outra surpresa ainda mais alucinante apareceu para provar que este é, de fato, um dos lugares mais lindos do mundo. É difícil usar palavras para descrever o indescritível.
O complexo das Lagunas Altiplânicas conta com duas lagunas, a Laguna Miscanti e a Laguna Miñiques.
Laguna Miscanti
A Miscanti é escandalosa pela sua extensão e pela cor da sua água.
Para completar, o vulcão homônimo que preserva o acúmulo de neve no pico torna a paisagem simplesmente inacreditável.
Esta é a laguna mais imponente do complexo e é onde você vai ficar verdadeiramente hipnotizado. Ao chegar lá, os visitante não conseguem encontrar palavras para descrever a sensação de paz e beleza e simplesmente desistem de tentar falar e se voltam para a contemplação.
A paz e o silêncio do local são raros e vão chamar a sua atenção assim que você colocar os pés neste local mágico.
Laguna Miñiques
Apesar de ter apenas 1,5 quilômetros quadrados, a Laguna Miñiques é uma verdadeira jóia rara.
Sabe aquele ditado que fala que os melhores perfumes estão nos menores frascos? Pois então, ele se aplica perfeitamente a esta laguna, que é muito menor que a Miscanti, mas tem o cenário mais impressionante que a sua irmã.
Vale destacar que as duas lagunas são ligadas através de um canal subterrâneo e a Laguna Miñiques recebe água da sua vizinha maior.
Estar alí e poder contemplar a beleza singular da paisagem maravilhosa formada do encontro de lagunas com cor azul forte e do vulcão com o pico nevado é uma experiência única.
Informações sobre as Lagunas Altiplânicas
As Lagunas Altiplânicas ficam a cerca de 120km de San Pedro, dentro da Reserva Nacional Los Flamencos.
A entrada na reserva é paga e custa 3.000 pesos chilenos, sendo que estudante paga apenas 2.500.
Com a altitude, vem o frio e você deve se preparar para ele. Para este passeio, vista-se em camadas, de forma que no início do passeio esteja bem aquecido e durante o dia possa ir tirando as camadas de roupa quando o sol esquentar.
Como chegar nas Lagunas Altiplânicas de carro
Pra chegar nas Lagunas Altiplânicas você deve seguir pela Ruta 23 desde San Pedro de Atacama por cerca de 120 km, passando por Socaire. A Ruta 23 está em excelente estado e é toda de asfalto.
Depois, basta virar no local sinalizado e seguir por no máximo 2 km por uma via de terra batida – rípio – até a guarita de entrada.
Vale a pena sinalizar que esta foi uma das mais belas estradas que passamos no Deserto do Atacama. Prepare a câmera e o coração!
Passeios de agências – Informações
As excursões saem durante a manhã e voltam durante a tarde.
O valor do tour custa entre 30 e 80 mil e pode ser combinado com Piedras Rojas e/ou Salar do Atacama. Clique aqui para ver o nosso comparativo de preços entre as agências
Depois de visitar as Lagunas Altiplânicas seguimos um pouco na esperança de visitar também o Salar de Talar, também conhecido como Piedras Rojas. Fomos desaconselhadas por guias que cruzaram nosso caminho, tendo em vista que os tours para lá saem apenas durante a manhã e visitar a atração por conta própria e sem companhia não seria uma boa opção, já que o terreno por lá não está tão cuidado 🙁
Voltamos e seguimos no sentido San Pedro de Atacama, passando pelo curioso Vilarejo de Socaire para visitar a sua igreja.
De lá, seguimos para o Salar de Atacama, que fica também na Ruta 23, a 63 km de San Pedro de Atacama e cerca de 60 das Lagunas Altiplânicas.
Salar do Atacama
O Salar do Atacama é o segundo maior da Terra, perdendo apenas para o Uyuni, o famoso salar da Bolívia.
Clique aqui para ler o post completo sobre o Salar do Atacama – Laguna Chaxa.
O Salar tem cenários simplesmente inacreditáveis e totalmente diferente de tudo que você já viu ou verá na vida. Mais parece um mar de crostas de cristais de sal, que dão vida a um cenário de cores pasteis.
Essas crostas foram formadas a milhares de anos atrás pela evaporação das águas salinas subterrâneas e as lagunas dão vida a flamingos e gaivotas andinas, que encontram lá o habitat propício para se alimentar.
É incrível com o ecosistema do Salar do Atacama é extremamente adaptado e possui diversos animais, entre eles roedores e lagartos.
Na atração, é possível caminhar nas passarelas que foram abertas para os visitantes.
O mais legal é que no percursos há várias placas explicativas com muitas informações relevantes sobre o salar, o que facilita e muito a vida de quem – como nós – visita a atração sem guia.
Escolhemos visitar o Salar neste dia, pois tínhamos o objetivo de assistir a lua cheia nascer por trás das montanhas e vulcões do ângulo privilegiado do Salar enquanto o pôr so sol banhava o local.
No entanto, descobrimos que justamente no dia da lua cheia, ela sai aproximadamente 1 hora mais tarde, quando o céu já está completamente escuro. As lindas fotos que vimos deste fenômeno foram tiradas nos 2 dias anteriores à lua cheia. Fica a dica para quem quer presenciar esta maravilha natural.
De qualquer forma, conseguimos apreciar um lindo pôr do sol na laguna Chaxa. Simplesmente inesquecível!
Informações sobre o Salar do Atacama – Laguna Chaxa
A entrada na Laguna Chaxa é paga e custa 2.500 pesos chilenos e não tem redução para estudante.
É bom levar casaco para se abrigar do vento, seja a sua visita durante a manhã ou no final da tarde.
Visitar o Salar por conta própria é extremamente viável, tendo em vista que há diversas placas explicativas no caminho.
Como chegar no Salar do Atacama de carro
A entrada para o Salar do Atacama está localizada na Ruta 23, a cerca de 65 km de distância de San Pedro de Atacama – sentido Socaire – e cerca de 60 das Lagunas Altiplânicas – sentido San Pedro de Atacama.
Até a entrada na Ruta 23 a estrada é de asfalto e está em ótima condição. De lá, segue-se por aproximadamente 10 km por uma estrada de terra batida.
Visitar a atração de carro é super viável e você pode conferir todas as nossas dicas sobre a nossa aventura de carro no Atacama clicando aqui.
Passeios de agências – Informações
As excursões saem durante a manhã e voltam durante a tarde.
A maioria das agências combina a visita às Lagunas Altiplânicas com o Salar do Atacama e o passeio custa entre 30 a 80 mil pesos chilenos. Clique aqui para ver o nosso comparativo de preços entre as agências.
Clique aqui para conferir o nosso roteiro do 6º dia no Deserto do Atacama.
Gostou das dicas? Planeje a sua viagem através dos links indicados e ajude o blog com uma pequena comissão. Obrigada 🙂
– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com ou se preferir, reserve seu hotel através da Hotéis.com e pague em em até 12x no cartão sem o IOF
– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros. Não deixe de conferir também a cotação da Mondial Seguros e ganhe 15% de desconto comprando através do blog
– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 100 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!
– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da Viator e também os descontos imperdíveis da Ticketbar
– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente
– Chip internacional para ligações e internet no exterior. Clique aqui para comprar o chip do Mysimtravel e viajar tranquilo.
– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br
Tatiana Miranda diz
Laura!
Queria saber também se minha carteira de estudante brasileira serva como comprovacao de estudante no chile???
Obrigada,
Tatiana e Tadeu s2
Lara Nogueira diz
Olá Tatiana, tudo bem?
Sua carteira pode ser usada como comprovação no Chile desde que seja internacional.
Procure em sua cidade a instituição que emite a carteira internacional ISIC antes da viagem e não terá problemas!
Abs,
Achar os relatos da viagem de vocês foi a melhor coisa que aconteceu no planejamento da minha viagem ao Atacama, dicas muito importantes e fotos perfeitas! Queria perguntar uma coisa, para visitar as lagunas altiplanicas vocês deixaram o carro na entrada do parque e seguiram a pé? Ou foram com a caminhonete até as lagunas? Li um blog de motoqueiros em que eles falam que a estrada é de areião e fácil de atolar, mas então não é necessário ir com o carro por ela?
Olá Felipe!
Muito muito obrigada pelo feedback, ficamos muito felizes de saber que ajudamos você a planejar a viagem ao Atacama.
Nós fomos com a Mitsubishi 4×4 até as lagunas e não tivemos problema algum relacionado a atolamento e achamos a estrada de terra batida tranquila.
Você verificou de quando foi o relato? Talvez tenha sido antes…ou talvez depois…mas, considero importante verificar o período desta informação.
Abs,