Foi-se o tempo em que Praia do Forte era um paraíso conhecido apenas pelos baianos. Nos últimos anos, esta vila ganhou notoriedade do turismo nacional e hoje recebe visitantes de todos os estados. E não poderia ser diferente, já que ela representa uma alternativa perfeita para quem quer casar um destino de praia charmoso e conveniente com uma visita à Salvador.
Por ter morado em Salvador por muitos anos, eu perdi as contas de quantas vezes visitei a Praia do Forte. Confesso que cheguei até mesmo a desmerecer a sua beleza, até que alguma coisa mudou nesta última visita à Bahia e me fez cair de amores novamente por este destino. Revisitei suas praias de águas claras, saboreei da culinária deliciosa, desfrutei de sua hotelaria charmosa e cheguei à conclusão de que Praia do Forte oferece o combo perfeito aproveitar dias descomplicados na Bahia!
E neste post vou dividir com vocês as dicas mais completas e atualizadas para planejar uma viagem para lá. A seguir você vai encontrar informações de como chegar, o que fazer, onde ficar, comer e o que levar para Praia do Forte. Para facilitar a navegação, sugiro que utilize o índice abaixo:
Como chegar em Praia do Forte
A Praia do Forte fica a cerca de 80km do centro de Salvador e a menos de 60km do aeroporto internacional Luís Magalhães, o mais importante da Bahia. Está localizada na Linha verde, uma estrada dupla que liga a Bahia à Sergipe e passa por destinos incríveis da Estrada do Coco. Como Arembepe, Praia do Forte, Imbassaí, Costa do Sauípe e Mangue Seco, por exemplo.
Para chegar na Praia do Forte existem algumas opções. Sendo que a mais indicada para quem preza por praticidade e quer explorar a região por conta própria é alugar um carro no aeroporto. Você pode fazer cotação com as melhores locadoras do mercado clicando aqui!
Saindo do aeroporto com um carro alugado você vai levar cerca de 1 hora para chegar em Praia do Forte. O caminho é todo feito em estradas bem mantidas e duplicadas. Super simples e rápido!
Se alugar um carro não estiver nos seus planos, saiba que pode fazer o trajeto até Praia do Forte de transfer coletivo ou privado, ou até mesmo de ônibus. Vejamos a seguir os detalhes sobre essas opções:
De Transfer até a Praia do Forte
Outra opção super conveniente para fazer o trajeto até Praia do Forte é contratar um transfer privado. Com a Viator você pode fazer a reserva com antecedência para garantir os horários de chegada e saída casando com o seu voo. Ao chegar no aeroporto de Salvador, você será cordialmente recepcionado e direcionado para os veículos que comportam até 4 pessoas.
A viagem costuma ser bem rápida e tranquila, mas o ponto negativo de contratar um transfer é que vai ficar sem um veículo para explorar Linha Verde por conta própria. Por outro lado, se o seu objetivo for ficar apenas na vila, talvez o aluguel do carro não tenha um bom custo-benefício. Tudo depende das tarifas praticadas nos dias da viagem e na quantidade de pessoas!
Se estiver saindo de Salvador, é possível tentar fazer a viagem com Ubers, mas a corrida não é muito garantida. Se conseguir um motorista para te levar até lá, vai desembolsar cerca de R$ 200 através do aplicativo. De taxi vai custar pelo menos R$ 300 se conseguir negociar o valor fechado sem taxímetro.
De ônibus até a Praia do Forte
A Viação Linha Verde oferece os trechos Salvador-Praia do Forte e Aeroporto-Praia do Forte em três horários diferentes por dia. A empresa tem um stand na Rodoviária de Salvador para a compra de bilhetes e informações, mas infelizmente não disponibiliza a compra online de passagens. Os horários são frequentes alterados, então sugiro que ligue para a companhia para certificar dos horários de saída para os dias específicos. O telefone do stand da Rodoviária é : (71) 3460-3636.
As vans da Linha Branca também fazem o trajeto Salvador Praia do Forte algumas vezes ao dia. Os horários estão atualizados na página do Instagram, mas vale a pena ligar pra confirmar e perguntar mais detalhes. Os passageiros são desembarcados bem póximo do início da vila de Praia do Forte e a viagem é feita em vans com ar-condicionado!
As opções acima requerem flexibilidade dos viajantes, e por isso, são as que menos indicamos. Alugar um carro ou contratar um transfer privado podem até ser opções mais custosas, mas certamente trarão mais comodidade e agilidade!
Onde ficar na Praia do Forte
A hotelaria em Praia do Forte se desenvolveu e diversificou muito nos últimos anos. Atualmente há muitas opções de hospedagem com estilos e média de preços diferentes para escolher por lá. E como cada um deles oferece uma experiência diferente aos visitantes, é importante falar mais detalhadamente sobre as alternativas mais populares.
Vamos lá? 🙂
Resorts na Praia do Forte
Quem busca exclusividade e sofisticação vai encontrar excelentes opções de resorts na Praia do Forte. O Tivoli Ecoresort talvez seja a mais interessante deles, com suas piscinas belíssimas, jardins tropicais, muito espaço aberto e um SPA de ponta!
O Tivoli é um lugar que dispensa apresentação e representa um destino por si só, já que oferece muitas opções de lazer aos hóspedes. O destaque especial vai para a praia exclusiva em frente ao hotel e as 8 piscinas espalhadas pela propriedade!
Ainda na categoria resorts se destacam o Iberostar Bahia, que conta com um mega complexo e infraestrutura para toda a família. E o Vila Galé Resort Marés, que fica um pouco mais afastado da Praia do Forte, mas tem uma infraestrutura bem interessante.
Eu já tive a oportunidade de visitar todos os resorts da Linha Verde e posso afirmar sem sombra de dúvidas que o Tivoli Ecoresort leva vantagem nos quesitos charme, localização e romantismo Por isso, recomendo o investimento na estadia por lá se estiver em busca de uma experiência ímpar e pé na areia em Praia do Forte!
Pousadas e Hotéis na vila
Se ficar em resorts em estilo all inclusive não se encaixar no seu perfil de viajante, não tem problema. Na vilinha de Praia do Forte você conseguirá encontrar pousadas super charmosas e autênticas. As melhores opções são as seguintes:
Se estiver em busca de uma hospedagem econômica na Praia do Forte, não poderia recomendar suficiente o Hostel Praia do Forte! Já me hospedei por lá algumas vezes e sempre tive experiências positivas. Os quartos são simples, mas bem limpos e confortáveis, sendo possível reservar quartos privativos com banheiro. O hostel serve café da manhã bem generoso para a categoria e está numa localização super conveniente na vila.
Não há melhor opção custo-benefício em Praia do Forte e por isso o hostel está sempre lotado. Se quiser se hospedar lá, certifique-se de reservar com antecedência, pois esta é uma hospedagem super disputada!
Se você preferir fazer uma pesquisa mais extensa antes de decidir o seu hotel em Praia do Forte peço que utilize e reservar com o nosso link da Booking.com. Ele te garante as melhores tarifas e cancelamento gratuito e de quebra, você ainda ajuda o blog com uma pequena comissão sem pagar nada a mais por isso! Obrigada 🙂
O que fazer em Praia do Forte
Para um destino de praia, a Praia do Forte surpreende pela variedade de atrações culturais e ecológicas. As mais imperdíveis são:
Passear na Vila do Forte
A Vila de Praia do Forte, repleta de restaurantes e lojas charmosas, é uma atração por si só. É o lugar onde tudo acontece, especialmente à noite e nos finais de semana. O vai e vem de visitantes e locais na Alameda do Sol deixa a atmosfera super agradável e dá à Praia do Forte a sua alma pulsante!
Apesar de super movimentada, a vila de Praia do Forte é bem compacta e pode ser totalmente explorada a pé. Hotéis, pousadas e residências locais estão espalhadas ao redor do eixo principal, chamado de Alameda do Sol. Esta Alameda começa na Lagoa Timeantube e termina nas imediações do Projeto Tamar e conta com uma multitude de estabelecimentos comerciais.
Na sua extensão você vai encontrar caixas eletrônicos do Banco do Brasil, Santander e Caixa e Bradesco, numa galeria comercial no início da vila. Também vai encontrar mercadinhos, farmácias e diversas lojas com focos e faixas de preços diferenciadas. Isso sem falar nas dezenas de restaurantes à disposição dos visitantes!
Independente de onde esteja hospedado, vale a pena passar uma noite super agradável caminhando pela vila de Praia do Forte. Se delicie com a gastonomia excelente e o clima festeiro deste lugar. Garanto que vai se apaixonar pela energia desta vila baiana!
Igreja São Francisco de Assis
Essa igrejinha charmosa está localizada no centro da vila de Praia do Forte, bem próxima do projeto Tamar e da Praia do Porto. De charme ímpar, é um lugar que não pode ficar de fora de sua caminhada pela vila, até porque rende muitas fotos legais.
Não é incomum presenciar casamentos ocorrendo nesta igrejinha aos finais de semana. Trata-se de um local super procurado e por casais soteropolitanos que de lá saem para festejar em um dos resorts ou espaços de festa na Praia do Forte. Da última vez que visitamos o destino vimos a entrada da noiva na igreja na hora do pôr do sol, super emocionante!
A igreja é aberta à visitação e vale a pena checar o charme singelo do seu interior!
Visitar o Projeto Tamar
O Projeto Tamar é uma das atrações mais populares de Praia do Forte, afinal de contas, representa uma instuição que faz parte da história da vila. Fundado em 1982, este projeto visa a conservação de espécies marinhas nativas da região, especialmente tartarugas marinhas. E tem um centro de visitante voltado à educação da população e visitantes.
Nos últimos anos, o Tamar promoveu educação ambiental da comunidade e diminuiu substancialmente a pesca de espécies marinhas. Também mapeou e protegeu diversos ninhos de tartarugas ameaçadas de extinção, que vêm anulmente desovar em praias do litoral norte baiano e em outras localidades no Brasil.
O passeio tem cunho educacional e várias areas são focadas no entretenimento pedagógico de crianças. Também é possível ver espécies marinhas como tubarões, tartarugas e arraias nas piscinas. É uma atração quenão pode ficar de fora do seu roteiro pela Praia do Forte!
A visita custa R$ 35 para adultos e R$ 17,50 a meia para maiores de 60 anos, estudantes, pessoas com deficiência, ID Jovem, crianças a partir de 6 anos. Famílias podem adquirir o passee tdos os visitantes precisam apresentar comprovante de vacinação.
Lagoa Timeantube e Parque Klaus Peter
A Lagoa Timeantube fica bem no início da vila e tem um charme especial. É lá onde se pode assistir ao pôr do sol em Praia do Forte e fazer um passeio alternativo e relaxado. A orla que circunda a lagoa tem pista para prática de corrida e bicicleta e costuma ficar sempre movimentada no início do dia ou final da tarde!
Vale a pena passear por lá admirando o seu ecossitema único, assim como fazer passeios de caiaque. Se tiver interesse em trilhas também pode visitar o Parque Klaus Peters, uma unidade de conservação ambiental. Ao todo o parque conta com 3,6km de trilhas sinalizadas com placas informativas sobre a fauna e flora da restinga. E oferece ótimas condições para caminhadas, passeios de bicicleta e contemplação da natureza!
Castelo Garcia D’Avila
Já imaginou em visitar um castelo medieval em pleno clima tropical? Em Praia do Forte você pode!
O Castelo de Garcia D’Ávila foi construído em 1551 e representa o único castelo com caraterísticas medievais na América. Ao visitar o complexo tombado pelo IPHAN e administrada pela Fundação Garcia D’Ávila você vai ter a oportunidade de fazer uma viagem no tempo e aprender mais sobre a história do Brasil. Mais especificamente sobre a descoberta do Brasil e o regime de capitanias hereditárias!
Em sua visita será possível passear pelas ruínas do castelo, admirar a centenária árvore Gameleira e visitar a Capela de Nossa Senhora da Conceição. Também poderá visitar o museu moderno e interativo do local, assim como aproveitar sessões de jazz durante o pôr do sol no verão!
Neste post falamos em detalhes sobre a atração. Mas aqui vale a pena destacar que a entrada para a atração custa R$ 15 e que o local pode ser acessado com carro particular ou tuk tuks saindo da vila de Praia do Forte.
Visitar Imbassaí
Imbassaí tem natureza exuberante, restaurantes charmosos e um sossego incomparável. Embora seja tão ou mais paradisíaca quanto Praia do forte, Imbassaí ainda continua relativamente desconhecida pelo turismo de massa. E representa um destino perfeito para quem quer sossego e proximidade com a natureza bem próximo da vila.
Apenas 15 km separam as duas vilas, então, uma boa ideia é visitar Imbassaí como um bate e volta saindo da Praia do Forte. Ou até mesmo dividir a hospedagem entre estas duas vilas que são tão diferentes entre si para aproveitar os contrastes que só a Bahia pode oferecer. Lá você poderá aproveitar o encontro do rio com o mar, praias belíssimas e cachoeiras.
LEIA TAMBÉM: Todas as dicas de viagem sobre Imbassaí
Observação de Baleias Jubartes
As Baleias Jubartes viajam das águas frias da Antártida para a costa do nordeste brasileiro todos os anos. E é nas águas mornas e calmas da região elas encontram um refúgio perfeito para se reproduzir!
Neste período é possível oberva-las no mar aberto, sendo que na Praia do Forte o passeio de obervação de baleias é oferecido durante os meses de Julho a Novembro e são uma atração imperdível para quem viaja nesta época. Imagina vistar esses gigantes dos mares de perto e aprender mais sobre eles no Instituto de pesquisa que funciona por lá? Um sonho!
Reserva Sapiranga
Esta é uma area extensa de Mata Atlântica preservada, perfeitas para o ecoturismo e atividades de aventura. Em minha infância visitei esta reserva algumas vezes, inclusive com grupos de escola. Mas em minha útima viagem ouvi falar que o local tornou-se super perigoso com bandos de ladrões aterrorizando na area.
Certifique-se da situação com uma agência de turismo e prefira fazer atividades em grupo. Apesar de lindo, a Sapiranga não é um lugar que indico visitar por conta própria por conta da falta de segurança. Uma pena!
Melhores praias em Praia do Forte
As praias de areia fina e águas mornas costumam ser as atrações mais procuradas em Praia do Forte. Em sua viagem, sugiro que visite todas ou algumas das 5 mais lindas praias da região. São elas:
Praia do Porto de Cima
Essa é a praia mais próxima de Praia do Forte e está localizada nas imediações da Igreja São Francisco de Assis, no final da vila. Por ser a mais convenientemente acessada, essa praia costuma ficar muito cheia, especialmente nos finais de semana. Por este motivo, ela tem uma infraestrutura de barracas mais desenvolvida que as outras, com opções de barracas para sentar ou cadeiras para alugar.
Não se trata de uma praia paradisíaca, pois há muitos barcos ancorados na areia e muito movimento de locais e visitantes. Também não é incomum encontrar grupos com caixas de som bem altas por lá, então não é uma praia que eu recomendo ficar. Mas, sem dúvidas vale uma visita, especialmente no final da tarde para admirar o cenário idílico que se forma com os barquinhos atracados e coqueiros ao fundo.
Praia do Porto de Baixo
Saindo da Praia do Porto no final da vila e caminhando por cerca de 10 minutos no sentido oposto ao Projeto Tamar você vai chegr na Praia do Porto de Baixo. É lá que fica o Tivoli Ecoresort e a Barraca Point do Folha, onde se pode degustar de lagostas frescas e saborosas.
Tem um mar calmo e bastante sombra natural oferecidas por coqueiros e amendoeiras. Se preferir, também pode alugar cadeiras de praias para passar o dia por lá.
Praia do Lord
É a melhor praia para observação de vida marinha, afinal de contas é lá que as piscinas naturais de Praia do Forte se formam. Contornada por corais, esta é uma praia que merece ser visitada na maré baixa para aproveitar de suas águas cristalinas e poçinhas. Mas, também é um local incrível para passar um dia inteiro relaxado em uma de suas barraquinhas de praia.
Pode-se chegar lá em cerca de 10 minutos de caminhada saindo da Praia do Porto, ao lado do Projeto Tamar. Também se pode pegar um bicitaxi e fazer o trajeto pelas ruas internas da vila. Seja como for, ao chegar você poderá alugar cadeiras de praia e sombreiros de um dos barraqueiros da praia. Custa R$ 40 para duas pessoas somente para sentar e aproveitar a praia durante o dia inteiro!
Achei caro,mas não há oportunidade de negociar, pois as cadeiras são reduzidas e a procura grande.
Praia Papa Gente
A Praia Papa Gente fica loco após a Praia do Lord e tem águas mais agitadas, perfeitas para a prática do surf. Trata-se de uma praia bem extensa e cercada por coqueiros e costuma ser bem tranquila, afinal de contas é a praia mais distante de Praia do Forte. É lá onde fica o resort IberoStar, assim como alguns condomínios particulares.
Se quiser aproveitar as piscinas naturais de Praia do Forte, fique atento na tábua das marés. Programe-se para visitar as praias nos horários de maré baixa que mudam a depender da lua e tem horários diferentes a cada dia!
Quantos dias ficar
A Praia do Forte é um destino perfeito para uma viagem de final de semana. No entanto, se decidir ficar 3 dias você poderá aproveitar ainda mais de suas atrações e atmosfera relaxada. E visitar outros destinos incríveis da Linha Verde como Imbassaí.
Se tiver 4 a 5 dias de viagem, recomendo dividir a estadia e hospedar-se em um resort all-inclusive e passar dias tranquilos sem programação à beira mar. Oportunidades para relaxar e aproveitar o axé que só a Bahia tem é que não vão faltar!
O que fazer em Praia do Forte em 3 dias
- Dia 1: Projeto Tamar, Praia do Porto e visita ao Castelo Garcia D´Ávila no pôr do sol
- Dia 2: Caminhar pela praia, visitar as piscinas naturais do Lord e Parque Klaus Peter no final da tarde
- Dia 3: Visitar Imbassaí, outro destino imperdível na Linha verde
Melhor época para visitar a Praia do Forte
Assim como a maioria dos destinos paradisíacos da Bahia, a Praia do Forte apresenta temperaturas agradáveis o ano todo, com termômetros variando entre 21 a 35+°C. No entanto, a alta incidência de chuvas entre Abril a Julho faz com que este período seja longe do ideal para uma visita ensolarada à este destino. E sendo assim, os meses de Julho a Março tornam-se os mais aconselhados para visitar a Praia do Forte.
Entre o finalzinho de Julho até Março, os índices pluviométricos da ilha costumam ser baixos e os dias quentes e ensolarados. Sendo que Setembro, Outubro e Novembro são os meses mais indicados para quem quer aproveitar o melhor deste destino evitando os picos turísticos. Já que os meses de Janeiro e Fevereiro são os mais procurados e caros na Praia do Forte!
No alto verão, mais especificamente do final de Dezembro a depois do carnaval, a Praia do Forte fica super vibrante e festiva. Nesta época, o destino é tomado por grupos jovens que vêm aproveitar as festas e noitadas na vila, especialmente nos finais de semana. O mesmo se aplica para feriados longos durante o ano, assim como Réveillon e Carnaval, quando a ilha costuma ficar mais cheia e os preços de hospedagem mais altos.
Se quiser sossego, evite esses períodos. Mas, se a farra elegante da Praia do Forte for justamente o que está procurando, priorize os meses de pico e feriados longos!
Vale ressaltar também que de Julho até o meio de Outubro ocorre o período de observação de baleias na Praia do Forte. Todos os anos elas saem da Antártida para acasalar nas águas mornas da Bahia e durante estes meses se pode fazer excursões para avistar esses gigantes em alto mar. Não vejo a hora de voltar para fazer esse passeio e encontrar os meus animais prediletos nas águas da minha terra natal!
Onde comer
A gastronomia de Praia do Forte é uma de suas maiores atrações. Sempre que visito fico impressionada com a quantidade e variedade de restaurantes ao dispor dos visitantes. E apesar de ter os meus restaurantes prediletos na vila, sempre faço questão de experimentar as novidades para dividir aqui com vocês!
Entre delícias regionais a culinária italiana, mexicana e japonesa, nós comemos muito bem em nossa última visita à Praia do Forte. E a seguir vamos dividir com vocês as dicas dos restaurantes que mais gostamos por lá:
Donana: É um dos restaurantes mais tradicionais de comida baiana em Salvador e recentemente abriu uma filial na Praia do Forte. Para ser sincera, esta é a minha moqueca de camarão predileta, e por isso considero um sacrilégio visitar o destino sem fazer pelo menos uma refeição no Donana!
As moquecas servem bem 3 pessoas e custam cerca de R$ 130. O bobó de camarão servido no restaurante também é incrível, vale a pena experimentar!
Terra Brasil: O Terra Brasil serve risottos e pratos deliciosos. Apesar do menu ser focado em frutos do mar, também é possível escolher opções de saladas, carnes e massas convencionais. Ou seja, é um restaurante que agrada a todos os paladares e sempre surpreende com a qualidade dos pratos!
Experimentamos o risotto de coco verde, que é o carro chefe da casa, e amamos. Recomendo demais!
Casa da Farinha: A Casa da Farinha nada mais é do que um quiosque situado na Alameda do Sol, a avenida principal de Praia do Forte. Mas não se engane pelas aparências, pois este lugar é uma verdadeira instituição da vila e serve as mais deliciosas e fartas tapiocas da região. Vale a pena encarar as filas que se formam para degustar dessas delícias regionais!
Farol Restaurante & Bar: Restaurante super charmoso dentro do Projeto Tamar e com vista para o mar. Pode ser visitado sem a necessidade de adquirir ingressos para o complexo e certamente vale uma visita. Os drinks são deliciosos e a atmosfera imbatível, vale a pena visitar!
Sushi Nambá: Restaurante japonês descomplicado com mesas ao ar livre. Serve comidas bem gostosas e com preço razoável. Nao espere sofisticação, mas sim frutos do mar frescos e saborosos.
7 Pizzas: Uma escolha infalível de culinária italiana, especialmente de pizzas. Serve diversas opções de sabores com massa fininha e tem preço razoável!
Bar do Souza: Quem está em busca de agito e música boa não pode deixar de conferir o Bar do Souza. Esta é uma barraca muito famosa na região e oferece música ao vivo de qualidade todos os finais de semana, com uma clientela jovial e animada. O valor da entrada é de R$ 30 e no interior se pode aproveitar drinks, petiscos e bedidas com preços camaradas.
Outros restaurantes bem recomendados em Praia do Forte são o Xica’s Bistrô Restaurante, Papa Gente, VinoPizza e o Sabor da Vila. Se tiver a oportunidade de visitar um restaurante fora desta lista durante a sua viagem à Praia do Forte e gostar, adoraríamos sabe das dicas nos comentários abaixo!
Como se locomover
Por ser um destino relativamente compacto, Praia do Forte pode ser melhor explorada a pé. Especialmente nos finais de semana, quando a vila fica bem movimentada e encontrar lugar para estacionar o carro se torna um tormento!
Então, seja para explorar o centro quanto para se locomover até as praias, vale a pena caminhar. Mas também pode utilizar dos serviços de bicitaxi, que funcionam como um tuk tuks não motorizados se quiserem comodidade. Eles fazem o trajeto até as praias, assim como também para hotéis e atrações mais distantes, como o Castelo Garcia D’Avila Para explorar o castelo e outras atrações.
Os pontos de bicitaxi estão espalhado pela vilada Praia do Forte, sendo que os mais importantes são na frente da Igreja São Francisco de Assis, no início a vila em frente à Lagoa e na Praia do Lord. Os valores são basicamente tabelados, mas não custa tentar negociar com os motoristas.
Nós fizemos alguns trajetos com o Jeferson da Bicitaxi Oficial e gostamos bastante do serviço e pontualidade. Á título de exemplo, pagamos R$ 25 para duas pessoas para voltar da Praia do Lord e R$15 por um trajeto curto dentro da vila com malas.
Há quem tenha conseguido se locomover em Praia do Forte com o Uber, então vale a pena checar o app antes de fechar os passeios com o bicitaxi. Eu particularmente nunca tive a sorte de encontrar motoristas disponíveis na area, mas caso consiga, pode ser que as tarifas do aplicativo compensem!
Se estiver sem carro, você pode usar o serviço de vans da Linha Branca para se locomover entre praias da Linha Verde. Elas fazem os trajetos entre Praia do Forte, Imbassaí, Guarajuba, Mangue Seco e tem horários fixos. O ponto fica na frente à Lagoa, no início da vila da Praia do Forte, e as passagens custam R$ 4 por trecho.
O que levar na mala
Por ser um destino tropical e quente, sugiro que faça a mala para a Praia do Forte focando em roupas frescas. Tecidos arejados, como o linho por exemplo, são a melhor pedida. Além de roupas de praia e sapatos despojados de verão.
Para mulheres, a recomendação é levar vestidos diversos, saias, blusinhas tee shirts, blusas folgadas, shorts e algumas opções de roupas de praias incluindo saídas de praia. Não tem necessidade para roupas muito pesadas ou muito arrumadas, pois o estilo de lá é bem pé na areia mesmo!
Já os homens devem priorizar camisas leves de linho, camisetas, bermudas e calças leves. Para calçar em Praia do Forte, sandálias mais arrumadas ou sapatos despojados são os mais indicados.
Além disso, itens que não podem faltar em malas para homens e mulheres são:
- Protetor solar com máximo FPS
- Chapéus de praia
- Óculos de praia
- Havaianas
- Bolsa ou mochila de praia
- Toalha de praia ou canga
- Camisa com proteção FPS
- Lanterna
- Máscara e snorkel
Outros itens que valem a pena levar na mala são boias infláveis, jogos, livros, raquete de frescobol e uma sandália papete para as caminhadas mais longas.
Evite deixar para comprar os itens acima na Praia do Forte, pois os valores praticados por lá costumam ser bem mais altos que em Salvador. O que vale a pena comprar por lá são artesanatos locais e itens de moda nas boutiques charmosas espalhadas pela vila. Todo o resto vale a pena levar na mala!
Deixe um comentário