Em minha opinião, Boipeba é a ilha mais linda e paradisíaca da Bahia. Pense em praias extensas cercada por coqueiros e de águas calmas e mornas, piscinas naturais cristalinas e pores do sol épicos. Adicione à isto uma pitada do axé que só a Bahia tem e uma atmosfera super autêntica e relaxante – assim terá uma ideia da magia deste lugar!
Boipeba é a verdadeira definição do paraíso, pelo menos em sua versão Brasileira! Embora não seja uma ilha simples de chegar, todo o esforço é recompensado pelas suas atrações maravilhosas. Os dias por lá são deliciosamente aproveitados com os pés na areia, descansando em alguma barraca ou explorando belíssimas atrações na costa ou interior da ilha. Há opções incríveis para todos os gostos!
Se você está em busca de um destino tropical sossegado e ao mesmo tempo repleto de belezas naturais para explorar, vai amar Boipeba! E neste post vai descobrir quais são os são os as melhores atrações da ilha. Antes de seguir, recomendo a leitura do o guia completo de Boipeba e para facilitar a navegação neste post, sugiro que utilize o índice abaixo:
- O que fazer em Boipeba
- 1) Praia Boca da Barra
- 2) Praia de Tassimirim
- 3) Praia da Cueira
- 4) Rio Oritibe
- 5) Moreré
- 6) Piscinas naturais de Moreré
- 7) Passeio privativo de volta a ilha
- 8) Passeio pelo Mangue
- 9) Praia Bainema
- 10) Praia e Ponta dos Castelhanos
- 11) Piscinas naturais de Garapuá
- 12) Cova da Onça
- 13) Pôr do sol na Boca da Barra
- 14) Pôr do sol no Céu de Boipeba
- 15) Conhecer a vila da Velha Boipeba
- O que fazer em 3 dias em Boipeba
- O que fazer em 4 dias em Boipeba
- O que fazer em 5 dias em Boipeba
O que fazer em Boipeba
De trilhas por coqueirais a passeios no mangue, caminhadas na praia, observação de baleias, passeios históricos e visita às piscinas naturais – o que não faltam são opções do que ver e fazer em Boipeba.
A seguir, vamos falar sobre cada uma delas, mas não sem antes ressaltar que passar momentos tranquilos em alguma barraca de praia relaxando e sem fazer nada talvez seja uma das melhores coisas a “se fazer” em Boipeba.
Permita-se entrar no clima tranquilo de Boipeba e esquecer do mundo por alguns instantes. Se há melhor lugar para fazer isso no Brasil, eu desconheço 🙂
As praias e atrações listadas abaixo estão marcadas no mapa interativo que criamos para facilitar a sua localização na ilha. Vamos explorar boipeba juntos?
LEIA TAMBÉM: Dicas completas para organizar sua viagem para Boipeba
1) Praia Boca da Barra
A Boca da Barra é a praia mais próxima da vila de Boipeba e fica bem do lado do cais onde os barcos atracam na chegada. Por ser a praia mais acessível da ilha, ela costuma ter bastante movimento, mas nada que incomode quem está em busca de sossego.
A praia Boca da Barra tem uma parte com águas tranquilas e perfeitas para crianças. Contudo, na área de interseção do Rio do Inferno e o mar, a correnteza costuma ser bem forte e requer atenção para com crianças e pessoas que não tem segurança de nadar. Há um posto salva vidas por lá, mas se você tiver facilidade em nadar, não será algo que precise se preocupar. Eu particularmente achei a correnteza da praia uma delícia, como uma massagem relaxante na natureza!
Na Boca da Barra você vai encontrar as barracas Toca do Lobo, Nascente do Sol e Pôr do Sol servindo petiscos e bebidas, assim como o restaurante Santa Clara se preferir refeições mais elaboradas.
Vale a pena passar algumas horas por lá, aproveitando o cenário único e lindo da praia. Especialmente no fim da tarde, já que de lá se pode assistir a um pôr do sol belíssimo!
2) Praia de Tassimirim
Saindo da Boca da Barra, pode-se caminhar por cerca de 10 minutos pela areia e depois pegar a trilha que passa pela Pousada Mangabeiras até chegar na a praia de Tassimirim. Lá vai encontrar águas calmas e mornas e uma extensão de praia cercada de mata atlântica, em especial de árvores amendoeiras.
Como há uma grande concentração de corais na Praia de Tassimirim, formam-se piscinas naturais na maré baixa. Quem ama observar a vida marinha pode levar um snorkel e divertir-se por horas observando peixes e outros crustáceos! Quando a maré sobre, a água na praia de Tassimirim ganha cores azuladas ou esverdeadas em tons pastéis e são um verdadeiro convite ao relaxamento. Com águas mornas e calminhas, esta é a praia perfeita para conversar fiado na água ou passar momentos em silêncio contemplando a beleza deste lugar!
Logo no início da praia de Tassimirim você vai encontrar a Barraca de Luciano, onde comemos o melhor ensopado de camarão da vida e passamos momentos deliciosos sobre a sombra da mangueira! Indico demais o restaurante, especialmente por que o visual em frente à barraca é lindo!
Aliás, por ter uma extensão considerável, a Praia de Tassimirim apresenta belezas diferentes a depender da sua altura. E sendo assim, pode ser melhor aproveitada em um passeio a pé e com calma. Em nossa caminhada por lá ficamos apaixonados pelo bar Flor do Caribe, que tem uma decoração super autêntica e linda. Não resistimos e tiramos muitas fotos por lá!
No final da praia fica a barraca da Gleyde, a antiga cozinheira da Barraca do Guido. O local serve receitas bem parecidas e com preço mais em conta do que no Guido. Tem gente que acha a comida tão boa quanto na outra barraca, mas confesso que achei a lagosta meio borrachuda, sem o mesmo frescor. Como pode ser que eu tenha dado azar, deixo a dica com vocês!
LEIA TAMBÉM: Review completa da Pousada Mangabeiras
3) Praia da Cueira
Entre a praia de Tassimirim e o Rio Oritibe está a praia da Cueira, o cartão postal de Boipeba. Ela destaca-se pela longa extensão e pela presença de muitos coqueiros debruçados sobre a areia. E representa um dos lugares mais lindos e fotogênicos de toda a ilha!
Logo no início da praia você vai encontrar a barraca do Guido, cuja especialidade são os pratos baseados nas lagostas pescadas quase pela equipe do restaurante quase que diariamente. Apesar de estar sempre muito cheia e ter preços inflacionados, esta barraca continua servindo comida muito gostosa sob a supervisão pessoal do Guido.
Pedimos a lagosta grelhada e gostamos muito do prato, mas confesso que não fiquei impressionada com o serviço, então não recomendaria passar o dia todo por lá. Mais à frente da Barraca do Guido se pode encontrar diversas outras servindo comidas semelhantes e com preços mais em conta, mas a minha sugestão é que continue caminhando por toda a extensão da Cueira até chegar na foz do Rio Oritibe.
Se gostar de mar movimentado com ondas, também pode aproveitar para tomar um banho na praia da Cueira. Eu confesso que este não é o meu tipo predileto de praia para tomar banho então acabei passando a oportunidade. Mas o Eric não consegui resistir e aproveitou para divertir-se com as andas!
A caminhada pelas praias da Boca da Barra, Tassimirim e Cueira é uma das atrações imperdíveis de Boipeba. Ela pode ser feita em cerca de 1 hora, mas a melhor forma de aproveitar este trajeto é caminhando com calma, apreciando cada ângulo destas belíssimas praias. Você pode, inclusive, continuar a caminhada até Moreré, atravessando o Rio Oritibe primeiro.
Note que se o seu objetivo for aproveitar as piscinas naturais de Moreré, deve conferir à tábua das marés para o dia. Se o horário de maré baixa for de manhã cedo, você pode optar por pegar um quadriciclo até lá e voltar caminhando pelas praias no final da tarde.
4) Rio Oritibe
No final da praia da Cueira fica a foz do Rio Oritibe, um lugar absolutamente paradisíaco e não tão conhecido na ilha. Por ser o encontro do rio com o mar, este local tem características bem singulares e águas de cor rosada característica dos rios da região.
Na maré baixa se pode atravessar o rio tranquilamente, mas quando a maré sobe a profundidade e força da correnteza impossibilita a travessia a pé. Nestes momentos você pode pegar a jangada que transporta passageiros até a praia de com segurança e praticidade por valores bem acessíveis.
Na foz do Rio Oritibe você vai encontrar uma barraca singela que serve bebidas e petiscos, além de mesas com espreguiçadeiras de madeira. Passamos um tempinho por lá aproveitando o banho refrescante do rio e a beleza da natureza do local!
5) Moreré
Do outro lado do Rio Oritibe fica a praia de Moreré, uma das mais populares da região. De águas calmas e mornas, esta praia destaca-se na maré baixa devido à formação de piscinas naturais belíssimas comparáveis ás de Alagoas!
Visitei Moreré pela primeira vez há muitos anos atrás, quando o povoado sequer tinha energia elétrica. Trago memórias lindas de dias passados em praias desertas e da calmaria deste cantinho mágico da Bahia. Por isso, em minha última viagem à Boipeba, fiz questão de passar um tempinho por lá aproveitando suas belezas e atmosfera diferenciada.
De lá para cá, Moreré se desenvolveu muito, mas continua sendo um povoado pé na areia, onde todo mundo se conhece e o tempo parece que passa mais devagar. Não a toa, o local tem atraído muitos nômades digitais e trabalhadores em regime de home-office. Imagina só que perfeição seria passar uns meses relaxados por lá?
Em Moreré o clima é ainda mais relaxado e autêntico que o de Boipeba, perfeito para viver momentos desconectados e na na natureza. Tanto na beira da praia ou nas ruelas do povoado se se pode encontrar diversas opções de hospedagem charmosas. Recomendo a pousada Alizées Moreré para quem está em busca de uma experiência sofisticada, a Eco Casa Bobô ou a Ventos Moreré para uma experiência charmosa e a Pousada Pouso da Maré para uma experiência mais econômica mas não menos confortável.
Ao programar uma visita à Moreré, sugiro que cheque a tábua das marés com antecedência para chegar no horário apropriado da maré baixa. Apesar de não ser possível caminhar até as piscinas naturais, de lá pode-se pegar um barco ou aproveitar algumas piscininhas na beirinha mesmo. O visual é incrível e as águas morninhas e cristalinas!
Falarei sobre o passeio até as piscinas no tópico a seguir, mas antes queria fazer uma menção à Barraca Paraíso que serve moquecas muito boas e tem uma atmosfera paradisíaca. Na beira do mar, a barraca conta com diversas mesas espalhadas na natureza e tem uma atmosfera relaxada sem igual.
Passamos momentos lindos nesta barraca, degustando de uma moqueca de camarão, de deliciosos drinks e cocadas caseiras servidas por lá. Sem dúvidas um lugar para incluir no roteiro!
Para chegar em Moreré você pode caminhar pelas praias saindo da Boca da Barra ou pelo interior da ilha, passando pelas plantações de coqueiros. Também é possível pegar um quadriciclo até lá pelo valor de R$ 25 o trecho de ida ou volta. Para saber mais sobre os quadri-taxis clique aqui!
6) Piscinas naturais de Moreré
As piscinas naturais de Moreré são umas das mais bonitas do Brasil e certamente valem uma visita. Situadas a cerca de 1km da praia de Moreré, não se pode chegar lá caminhando, mas tão somente de barco.
Da praia de Moreré se pode pegar um barco até as piscinas por cerca de R$ 50 ida e volta. Contudo, a opção mais comum comum para chegar lá é fazendo um passeio de volta a ilha saindo de Boipeba ou até mesmo Morro de São Paulo.
As piscinas de Moreré têm águas verdadeiramente cristalinas e quentinhas, perfeitas para toda a família. Vale a pena levar ou alugar equipamentos de snorkel para ver a vida marinha nos corais. Também provar dos drinks servidos pelo inusitados barco-bar que opera por lá todos os dias no verão!
Por se tratar de um local super popular, essas piscinas costumam ficar cheias. Portanto, vale a pena contratar um passeio privativo para chegar um pouco mais cedo do que o horário dos passeios do barco!
LEIA TAMBÉM: Tudo que você precisa saber sobre o Morro de São Paulo
7) Passeio privativo de volta a ilha
O passeio de volta a ilha coletivo é recomendado para quem viaja sozinho ou em casal e não quer investir em um passeio privado. Mas, como estávamos em 4, optamos por alugar um barco privativo e planejar o roteiro de acordo com nossas preferências. E olha, foi uma das melhores decisões da viagem!
No dia do passeio, optamos por visitar as piscinas naturais de Moreré logo cedo para aproveitar o local antes dos grupos chegarem. Depois seguimos para a Praia de Castelhanos e exploramos o mangue nos arredores. Beliscamos na Barraca Renascer e seguimos para a belíssima praia de Bainema, finalizando o passeio na Barraca Paraíso em Moreré.
O valor deste passeio particular para 4 pessoas foi R$ 700 combinado com Mazinho (telefone / whatsapp +7598455904). Indico muito o marinheiro Danilo, pois além de ter uma energia super gentil e tranquila, ele ainda nos levou para um passeio super legal no mangue próximo da Ponta dos Castelhanhos.
8) Passeio pelo Mangue
Fizemos o passeio pelo mangue com o nosso marinheiro Danilo, no dia que alugamos o barco para o passeio privativo pela ilha. Essa foi uma atração surpresa sugerida por ele e que nós felizmente topamos!
Caminhamos pelo mangue e ficamos impressionados com o ecossistema super complexo e singular instalado por ali. Além de admirar a beleza do local, aprendemos sobre os processos inerentes à este local, como o ciclo de reprodução dos siris e carangueijo e de crescimento do mangue.
Também é possível fazer este passeio com caiaques, incluindo aula interativa e observação de plânctons luminosos depois do pôr do sol. Não fizemos este passeio, mas adoramos o relato da Nanda do Mala de Aventuras!
9) Praia Bainema
A Praia de Bainema fica logo após a de Moreré e é uma das mais paradisíacas da ilha. Por ser mais afastada do centro de Boipeba, esta paraíso fica quase deserto na maior parte do tempo, sendo o local perfeito para passar um dia descomplicado na sombra de uma amendoeira ou coqueiro.
A Bainema é uma praia extensa e que pode ser melhor aproveitada com uma caminhada sem pressa. Na maré baixa formam-se piscininhas naturais cheias. devida marinha. Na maré alta as águas ficam mornas, tranquilas e com uma coloração esverdeada linda!
Na Ponta de Bainema se pode encontrar uma barraca de praia super agradável com estrutura charmosa. Espere encontrar redes e muita beleza natural, assim como petiscos. edrinks deliciosos!
10) Praia e Ponta dos Castelhanos
A Castelhanos foi uma das praias mais bonitas que visitamos em Boipeba, mais especificamente em nosso passeio de barco pela ilha. No encontro do rio Oritibe com o mar fica a Ponta dos Castelhanos, um local que destaca-se pela presença de mata Atlântica combinada com coqueiros tropicais e vegetação de mangue. Tem de tudo um pouco e por isso digo que ela é o resumo perfeito de Boipeba!
É lá que ficam as barracas de praia, mas se topar caminhar para além da ponta, vai encontrar uma extensão belíssima de praia quase deserta e com muita beleza natural! A Praia dos Castelhanos destaca-se pelas suas águas bem cristalinas que dão vida à belíssimas piscinas naturais na maré baixa. Não é possível chegar lá caminhando, mas tão somente de barco. Se optar por um passeio privativo, você pode visitar essas piscinas naturais, além dos restos do navio espanhol Madre de Dios naufragado em 1535 logo depois da parada nas piscinas de Moreré.
Os barcos desembarcam passageiros na Ponta dos Castelhanos, área com abundância de barraquinhas de praias servindo pastéis com recheios diferentes. Escolhemos a Barraca Renascer Praia e não poderíamos ter feito escolha melhor na Praia do Castelhanos. Lá provamos pastéis diversos, uma porção de lambretas e alguns drinks. Estava tudo muito gostoso, especialmente o drink de cacau com biri-biri servido na casca da fruta!
Como chegar na Parai dos Castelhanos: A forma mais comum de visitar a Ponta dos Castelhanos é de barco, mas você também pode visita-la com quadriciclos chamados “Quadritaxi”. Eles circulam pelo interior da ilha e podem ser encontrados nos pontos oficiais, sendo que os valores são tabelados. O roteiro de Praia dos Castelhanos e Bainema pode ser feito em um dia inteiro e custa R$ 150 ida e volta.
11) Piscinas naturais de Garapuá
Este não é um passeio comum saindo de Boipeba, mas em minha humilde opinião, é um dos mais lindos que se pode fazer na região. As piscinas naturais de Garapuá são tão ou mais lindas que as de Moreré e fazer um passeio para lá deveria ser imperdível para quem visita Boipeba!
A parada em Garapuá está inclusa no passeio para Morro de São Paulo, já que esta praia fica no meio do caminho entre Boipeba e Morro. Você pode fazer este passeio em grupo com agências ou contratar um barco particular e fazer um trajeto exclusivo e personalizado.
Como nós estávamos em 4, decidimos contratar um barco particular para nos levar para as piscinas, almoçar em em Garapuá e depois nos deixar no Morro de São Paulo, que seria o nosso próximo destino. Desta forma, unimos o útil ao agradável e nos locomovemos com toda comodidade entre uma ilha e outra. O valor deste passeio particular para 4 pessoas foi R$ 850 combinado com Mazinho (telefone / whatsapp +7598455904).
Em Dez 2021 o valor deste passeio em grupo por pessoa era R$ 180, mas se quiser ficar em Morro de São Paulo ao invés de voltar para Boipeba deve combinar com a agência com antecedência, para que eles disponibilizem o espaço para as malas.
Sugiro que programe a visita às piscinas na maré baixa e vai ficar impressionado com a beleza do local. Por lá vai encontrar bares flutuantes servindo petiscos e bebidas, o que pode ser uma “mão na roda” se pretender passar tempo de qualidade nas piscinas.
Depois, sugiro que visite o singelo povoada de Garapuá e que almoce na Barraca da Iracema. Fizemos uma refeição maravilhosa por lá e não posso recomendar o suficiente a moqueca de camarão e o arroz de polvo. Tudo muito caprichado e delicioso!
12) Cova da Onça
A Cova da Onça é um povoado ainda mais rústico que Moreré e isolado que Moreré. Situado a cerca de 13 km de Velha Boipeba, a melhor forma de chegar lá é de quadri-taxi ou fazendo uma caminhada demorada por dentro da mata. Também é possível fazer uma parada por lá durante o passeio de barco volta à ilha!
A natureza por lá continua quase intocada e por isso suas águas ainda são repletas de frutos do mar. Ouvi dizer que a fartura de lagostas é tão grande que os pescadores capturam-nas com as próprias mãos durante a maré baixa. E não à toa, por lá se pode comer deliciosos pratos de lagosta fresca e bem temperada!
13) Pôr do sol na Boca da Barra
É na interseção do mar com o Rio do Inferno que se pode apreciar um dos mais lindos pores do sol da região. A Boca da Barra oferece ângulos perfeitos para este espetáculo da natureza e por isso deve ser incluída em seu roteiro pelo menos uma tarde!
Assistimos à um belíssimo pôr do sol por lá e logo em seguida vimos a lua cheia sair do mar do outro lado da praia. Este foi, sem dúvidas, um dos momentos mais lindos de toda a viagem e por isso, a Boca da Barra conquistou um lugarzinho especial no meu coração!
14) Pôr do sol no Céu de Boipeba
Outro lugar incrível para assistir ao pôr em Boipeba é na Pousada o Céu de Boipeba. Visitantes podem se acomodar no bar que tem vista linda para a praia, o rio e pôr do sol e passar um final de tarde bem agradável por lá.
O local fica cheio e é um pouco afastado do centrinho, então recomendo começar a caminhar até lá com pelo menos uma hora antes do pôr do sol para conseguir um lugar confortável para sentar. O local tem consumação mínima de R$ 25 mas os drinks são bem gostosos, então vale a pena pagar!
15) Conhecer a vila da Velha Boipeba
O vilarejo de Velha Boipeba é bem pequeno, pacato e alinhado com a vibe da ilha. Não espere muitos refinos por lá, já que a estrutura dos restaurantes e lojas é bem rústica, mas nem por isso menos charmoso e autêntico.
Visitamos a vilinha durante as noites em Boipeba, a procura de restaurantes legais para o jantar. Recomendo a creperia Casa Namoa, o Varanda Cantina, o Aconchego e o El Bistro. Além das diversas barraquinhas de pastéis e tapioca na pracinha, que são a solução perfeita para lanches e jantares mais leves!
Nos sábado teve música ao vivo em um dos bares de Velha Boipeba e tanto os locais de Boipeba quanto visitantes se reuniram para dançar, conversar e relaxar. Foi uma festa e tanto!
O que fazer em 3 dias em Boipeba
Dia 1 – Caminhada pelas praias Boca da Barra, Tassimirim e Cueira. Banho no Rio Oritibe e pôr do sol no Céu de boipeba
Dia 2 – Passeio de barco para piscinas naturais de Moreré, Praia dos Castelhanos e mangue com pôr do sol na boca da Barra
Dia 3 – Passeio em Moreré e Bainema
LEIA TAMBÉM: Dicas completas para organizar sua viagem para Boipeba
O que fazer em 4 dias em Boipeba
Dia 1 – Caminhada pelas praias Boca da Barra, Tassimirim e Cueira. Banho no Rio Oritibe e pôr do sol no Céu de boipeba
Dia 2 – Passeio de barco para piscinas naturais de Moreré, Praia dos Castelhanos e mangue com pôr do sol na boca da Barra
Dia 3 – Moreré e Bainema
Dia 4 – Passeio de barco para as piscinas de Garapuá e Morro de São Paulo
O que fazer em 5 dias em Boipeba
Dia 1 – Caminhada pelas praias Boca da Barra, Tassimirim e Cueira. Banho no Rio Oritibe e pôr do sol no Céu de boipeba
Dia 2 – Passeio de barco de volta à ilha
Dia 3 – Moreré e Bainema
Dia 4 – Passeio de barco para as piscinas de Garapuá e Morro de São Paulo
Dia 5 – Passeio para quadricilo na Praia dos Castelhanos, Bainema e Cova da Onça com pôr do sol na Boca da Barra ou passeio ecológico no mangue
Deixe um comentário