Top
DESCONTOS DE VIAGEM

Igatu na Chapada Diamantina – Dicas de viagem

Igatu na Chapada Diamantina

Encontre neste post dicas de viagem sobre Igatu na Chapada Diamantina e encante-se com esta pedra preciosa da Bahia.

Para acessar todas as nossas publicações sobre a Chapada Diamantina clique aqui!

Essa cidadezinha de difícil acesso, construída basicamente de pedras é uma surpresa encantadora para os visitantes que lá chegam.

Para mim, Igatu está no rol das cidades únicas e inesquecíveis do mundo, assim como Paris, Veneza, Zermatt e Chamonix.

Você pode pensar que essa afirmação é um exagero, mas posso assegurar que poucos lugares que visitei me emocionaram de tal forma.

O início da minha história de amor com Igatu é interessante. Ela me mostrou um lado das viagens que ainda não tinha experimentado de uma fora tão intensa.

Geralmente eu, control freak que sou, escolho cidades para admirar, pesquiso muito sobre elas e depois disso vou visita-las. Ao chegar nessas cidades sinto que elas já são minhas “velhas amigas”, nós, de alguma forma, já temos uma relação, nos conhecemos há muito tempo.

Com Igatu não foi assim. Essa foi a primeira cidade que me escolheu para ama-la, que me mostrou que um imprevisto na programação pode se revelar uma grande surpresa e que às vezes preciso viajar para conhecer “novas amigas”.

Na nossa primeira viagem à Chapada Diamantina no ano de 2014 (neste ano voltamos 3 vezes!) o objetivo era passar rapidamente por Igatu, apenas para conhecer aquela cidadezinha que “estava no mapa ente Andaraí e Mucugê”.

Chegando na cidade fomos rececpcionadas pela melhor anfitriã que já tivemos o prazer de conhecer…a magnífica Juju!

Ela nos guiou pelo primeiro passeio por Igatu e a partir daí soube que esse lugar era encantado. Se você nunca teve um cão guia não sabe o que está perdendo!

Juju nos levou para conhecer um pouco da história de Igatu, a antiga Xique Xique. Esta cidade nasceu com a descoberta de diamantes no inicio do seculo XIX, na serrado Sincora, no centro da Chapada Diamantina e foi um grande polo de desenvolvimento da região.

Hoje, destino do turismo ecológico e cultural, cenário de filmes e documentários, protegida pelo IPHAN, pelo IPAC e pelo Parque Nacional, que limitam toda a área urbana desta encantadora e preservada Vila.

Seus caminhos carregam muita história e todo o lugar forma uma paisagem única formada por peculiares construções em pedras.

Desde o calçamento até casas, a igreja, ruínas e abrigos de serra (tocas) as pedras reinam e trazem muita energia.

Tudo em Igatu é tão perfeito e harmônico que não dá para não se apaixonar.

E foi seguindo os passos de Juju que nós continuamos andando, hipnotizadas por esse lugar incrível e quando nos demos conta estava chovendo (E MUITO).

Choveu tanto que as estradas que ligam Igatu à  BA 142 foi interditada e ficamos presas no paraíso.

Procuramos uma pousada e encontramos um dos lugares mais incríveis que já nos hospedamos, a Pousada Flor de Açucena. Para saber mais sobre a pousada clique aqui.

Conhecemos também Dimitri de Igatu, um guia maravilhoso que tornou-se nosso amigo e meses depois nos levou com sua agência para o trekking do Vale do Pati. Para saber mais sobre os passeios em Igatu, clique aqui.

Enfim, a natureza acabou determinando que ficássemos mais um dia e nós não poderíamos ser mais gratas à ela!

Depois desta visita fantástica, já voltamos à Igatu duas vezes e nos encantamos cada vez mais com a cidade.

Te convidamos para uma caminhada por Igatu conosco.

A entrada de Igatu mostra quão charmosa a cidade é.

Cada cantinho tem a sua beleza.

Em Igatu é possível fazer tudo a pé. É importante ter um carro para chegar lá, mas ele torna-se um elemento dispensável para conhecer a cidade e suas atrações.

A praça central de Igatu é uma graça.

Caminhe pelas ruelas próximas ao centro de Igatu e siga para conhecer a Igreja de São Sebastião.

Você vai perceber que Igatu transpira arte e romantismo.

Aproveite a atmosfera mágica de Igatu e siga para conhecer o Museu Arte e Memória de Igatu e as Ruínas da cidade.

Saiba mais sobre o Museu de Igatu, as Ruínas e muito mais no Post sobre O que fazer em Igatu. Para acessar, clique aqui.

 

Como chegar em Igatu

 

Igatu está localizada na BA 142, que pode ser acessada pela BR 242. A entrada da BA 142 é bem sinalizada e fica a cerca de 50 km de Lençóis. A BA 142 está em excelentes condições.

Para chegar na cidade de Igatu tem que pegar uma entrada sinalizada na BA 142, entre Andaraí e Mucugê e o caminho será de pedra e terra (7 km).

Sempre viajamos com carros populares e nunca tivemos problemas, mas vá preparado para qualquer emergência com pneus.

Uma boa ideia é sair cedo de Salvador para chegar em Andaraí por volta de meio dia, quando o sol está mais intenso no Poço Azul e depois seguir para Igatu.

Clique aqui para ler o post sobre o Poço Azul e o Poço Encantado.

Há uma estrada de terra que liga o Poço Azul a Igatu. Fomos seguindo o carro de Dimitri de Igatu, então não tivemos problemas. Não recomendo ir sozinho pois o caminho é bem confuso. Se quiser arricar, é só perguntar para os funcionários do Poço ou da barca no rio que fica em frente ao Poço Azul.

De Igatu também dá para fazer um bate e volta em Mucugê ou vice-versa. Poucos quilômetros separam as duas cidades e o trajeto dura em torno de uma hora.

Infelizmente não há ônibus para Igatu.

 

O que fazer, onde ficar e onde comer em Igatu.

 

Escrevemos posts para você aproveitar ao máximo a sua visita a Igatu.

Para ver as melhores atrações em Igatu clique aqui.

Para ver as  as pousadas que indicamos clique aqui

Para saber os restaurantes que indicamos clique aqui.
 

Gostou das dicas? Planeje a sua viagem através dos links indicados e ajude o blog com uma pequena comissão. Obrigada 🙂

– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com ou se preferir, reserve seu hotel através da Hotéis.com e pague em em até 12x no cartão sem o IOF

– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros. Não deixe de conferir também a cotação da Mondial Seguros e ganhe 15% de desconto comprando através do blog

– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 100 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!

– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da Viator e também os descontos imperdíveis da Ticketbar

– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente

– Passagens aéreas, hotéis e pacotes baratos na Decolar.com – clique aqui e confira as ofertas imperdíveis

– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br

Arquivado em: América do Sul, Bahia, Brasil, Chapada Diamantina
 

Agradecemos muito se organizar a sua viagem com links abaixo (com descontos!), pois vai incentivar o blog com uma pequena comissão sem pagar nada a mais por isso. Obrigada desde já!

ㅤHOTEL: Reserve com tarifas diferenciadas com a Booking.com

ㅤAIRBNB: Cadastre-se e ganhe R$ 190 de bônus no Airbnbpara usar na primeira reserva - é totalmente grátis!

ㅤSEGURO VIAGEM: Pesquise com a Real Seguros e também com a Seguros Promo (5% com o código "OMUNDOEPEQUENO5"!)

ㅤINGRESSOS: Evite filas com ingressosda Get Your Guide ou com a Ticketbar

ㅤALUGUEL DE CARRO: Cote com a Rental Cars e também com a Rent Cars e conte com assistência em português

ㅤINTERNET: Chip internacional com a Viaje Conectado (15% de desconto com o código "omundoepequenoparamim") e também com a Easysim4u

ㅤPASSAGEM AÉREA: Passagens aérea com tarifas imperdíveis com a Passagens Promo

 

LEIA TAMBÉM...

Lara Nogueira

Sobre Lara Nogueira

No blog, Lara une a sua paixão por viajar com a de escrever. Seus relatos têm o objetivo de fazer os leitores viajarem (antes mesmo de sair de casa) através de um estilo único de narração que invoca os sentimentos e sentidos, combinada com dicas úteis e imagens dos destinos que visita.

Sua curiosidade e fascinação pelo novo fazem com que esteja sempre em busca de experiências únicas. Não é a toa que deixou a calorosa Bahia para chamar Estocolmo na Suécia de lar!

Comentários

  1. AvatarMarcella diz

    Boa tarde, vou ficra em lencois uns 3 dias e quero seguir para conhecer o poço azul e ecantando e apos no memso dia ir para Igatu para me hospedar la, gostaria entao dicas de deslocamentlo. Qual poço conhecer primeiro para quem me facilite? Venho de lencois e quero ir p igatu. Obrigadaaaaaa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUPER


descontos

Reserve a sua viagem utilizando os nossos descontos exclusivos!
EU QUERO!