Confira neste post todas as dicas para visitar os Geysers del Tatio no Deserto do Atacama, uma atração que não pode ficar de fora de seu roteiro.
O passeio para os Geysers é o mais “cruel” do Atacama e mesmo assim é um dos mais visitados da região.
Você vai ouvir os conselhos pavorosos como por exemplo: a estrada é perigosa, tenha cuidado; se agasalhe bem, pois as temperaturas são congelantes; tente não ingerir comidas pesadas ou bebida alcoólica e cuidado com o soroche.
Mesmo assim, você e praticamente todos os turistas que chegam ao Atacama irão se arriscar e visitarão os Geyser del Tatio, pois vale muito a pena!
A visita aos Geysers del Tatio deve ser programada para o meio ou final da viagem, pois a atração está situada a 4.320 metros de altitude.
Não se esqueça que a aclimatação do corpo é um processo lento e gradual e que você deve se programar para fazer os passeios de “menor altitude” nos primeiros dias, deixando os de “maior altitude” para o final.
O passeio começa muito cedo, antes das 5 horas da manhã, o que significa que você terá que acordar por volta das 04 horas.
Isso por que, é importante chegar no local antes do sol nascer, pois as baixas – leia-se congelantes – temperaturas colaboram com o espetáculo, tornando o vapor dos geysers ainda mais impressionantes.
Confira todas as dicas de viagem em um guia completo preparado especialmente para você.
A viagem até os Geysers é extremamente cansativa, mas proporcionalmente recompensadora. São percorridos 130 km até o destino final em cerca de duas horas de viagem.
A estrada até os Geysers é bastante perigosa e necessita da atenção máxima do motorista. Para nós, que fomos de carro alugado até a atração, foi um desafio superado com muita responsabilidade. Clique aqui para acessar o nosso post completo sobre o aluguel de carro no Atacama.
Sim, pode até parecer um cenário desfavorável, mas, ao chegar no campo geotérmico dos Geysers todos os problemas serão esquecidos e você entrará em transe, como se não estivesse mais no Planeta Terra.
Caminhar pelos incríveis geysers é uma experiência única e é praticamente impossível não se sentir impressionado com a magnitude deste fenômeno raríssimo.
Mas, o que são Geysers e por que eles são tão especiais?
O nome gêiser provém de Geysir, nome de uma nascente eruptiva em Haukadalur, na Islândia; este nome deriva por sua vez do verbo gjósa, “jorrar”.
El Tatio (palavra Tata-iu), em kunza, que significa o “o avô que chora”, e os Geyser del Tatio formam o maior grupo de Geyser do hemisfério Sul e o terceiro maior do mundo.
O gêiser é uma fonte de água quente, proveniente da parte interior da superfície terrestre. Representam nascentes termais que entram em erupção periodicamente, lançando uma coluna de água quente e vapor para o ar.
A formação de gêiseres requer uma hidrogeologia favorável, o que existe apenas em poucos locais na Terra; logo são fenômenos razoavelmente raros.
Existem cerca de mil em todo o mundo, e metade destes no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, entre os quais um dos mais conhecidos e regulares é o Old Faithful (ou “Velho Fiel”); outros gêiseres se encontram na tuíte,scurfenato onde uma substância fica na água, Nova Zelândia, Rússia, Chile e Islândia.
E nós, sabendo disso, aproveitamos ao máximo a experiência – tanto quanto o friou permitiu – e percorremos todo o local com calma, admirando estes incríveis “olhos fulmegantes”.
Assistir ao nascer do sol nos Geysers del Tatio é uma experiência verdadeiramente sensorial.
A mudança de temperatura combinada com a coloração das montanhas que se mostram com cores verdes e amarelas contrastam com o azul do céu e o branco do vapor liberado pelos geysers.
Essa é, sem dúvidas, uma das mais belas paisagens que você verá no Atacama.
Felizmente, não sofremos com o mal da altitude, o famoso “soroche”, e conseguimos aproveitar bastante a experiência.
Informações sobre os Geysers del Tatio
A entrada para os Geysers del Tatio custa 5 mil pesos chilenos e não há preços especiais para estudantes.
É importante chegar na atração por volta de 06:30 e se programar para ficar por lá até 11:00 horas, pois este é o período que vapor quente dos geysers de choca com as baixas temperaturas e transformam a paisagem.
Vá super agasalhado, pois o frio é intenso e pode, inclusive, impedir que você aproveite o passeio. Clique aqui para ver as roupas de frio que indicamos.
Por volta de 11 horas os passeios deixam os Geysers e seguem rumo a San Pedro de Atacama, mas
Se você achou que já tinha visto belezas naturais suficientes para um dia, está muito enganado.
Mais uma vez, o Deserto do Atacama nos surpreendeu e descobrimos que o caminho até os Geysers del Tatio é simplesmente incrível.
Só descobrimos na volta, pois no trecho da ida estava escuro e não conseguimos ver nada!
No retorno é comum parar no povoado Machuca para conhecer o vilarejo e experimentar o famoso espetinho de carne de llhama – confesso que não sei como as pessoas têm coragem de comer a carne deste adorável animal, mas quem provou garantiu que a carne é excelente.
Em Machuca também é possível visitar a igrejinha do local e no caminho a San Pedro é possível avistar llhamas, alpacas e cabras, além de paisagens surreais.
Mesmo que seja difícil permanecer acordado depois de ter levantado por volta das 4 horas da manhã, não deixe de aproveitar esta oportunidade para contemplar estas magníficas paisagens na volta.
Quem visita o Deserto do Atacama de carro como nós fizemos, pode seguir direto para as Termas de Puritama, que estão no mesmo caminho que os Geysers del Tatio. Clique aqui para conferir o nosso post completo sobre o aluguel de carro no Atacama.
Os que pretendem explorar o Atacama com tours devem voltar para San Pedro de Atacama e programar o passeio para as Termas de Puritama no período da tarde.
Se estiver de carro, vale a pena passar nas Termas de Puritama na volta, pois o oásis no deserto está situado na estrada que liga os Geysers à San Pedro de Atacama 🙂
Consulte neste post todas as dicas sobre o passeio às Termas de Puritama.
Gostou das dicas? Planeje a sua viagem através dos links indicados e ajude o blog com uma pequena comissão. Obrigada 🙂
– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com ou se preferir, reserve seu hotel através da Hotéis.com e pague em em até 12x no cartão sem o IOF
– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros. Não deixe de conferir também a cotação da Mondial Seguros e ganhe 15% de desconto comprando através do blog
– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 100 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!
– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da Viator e também os descontos imperdíveis da Ticketbar
– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente
– Chip internacional para ligações e internet no exterior. Clique aqui para comprar o chip do Mysimtravel e viajar tranquilo.
– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br
Deixe um comentário