Quer saber todas as dicas de viagem sobre Belo Horizonte? Encontre neste post tudo que você precisa saber para planejar uma viagem perfeita para capital mineira.
Belo Horizonte reserva surpresas para os seus visitantes e tem muito para oferecer, seja em relação aos seus atrativos turísticos quanto a sua culinária, que é maravilhosa.
Se você ainda não conhece a capital mineira, não pense duas vezes e marque já a sua viagem para lá. Garantimos que seguindo nossas dicas você terá uma viagem incrível.
Introdução
Belo Horizonte, capital de Minas Gerais é cercada pela Serra do Curral, que lhe serve de moldura natural e foi planejada e construída para ser a capital política e administrativa do estado.
A cidade pode até não ter a expressividade que merece no cenário do turismo nacional, no entanto, tem muito potencial para se afirmar cada vez mais como um destino de férias dos brasileiros.
Se você acha que Belo Horizonte é uma cidade sem muito apelo turístico, deve se preparar para as surpresas que ela tem para te oferecer.
Se engana quem pensa que BH é uma cidade de passagem para os outros destinos de Minas Gerais, pois há muito o que ver e fazer por lá.
Ah, isso tudo sem falar no agradável jeitinho mineiro de acolher os turistas e transformar a experiência de todos que por lá passam.
Belo Horizonte é uma cidade segura – pelo menos mais segura que Salvador -, arborizada, repleta de cantinhos charmosos e com um bom sistema de transporte público.
Não podemos esquecer de mencionar que BH é também nacionalmente conhecida como a “capital nacional dos botecos”, por existirem mais bares per capita do que em qualquer outra grande cidade do Brasil.
Quando ir para Belo Horizonte
Belo Horizonte pode ser visitada o ano todo, sendo o verão o período de chuvas e o inverno, de seca. Portanto, a melhor época para visitar Minas Gerais é entre Abril e Setembro, quando o clima é seco e fresco.
Em geral, as temperaturas variam com a altitude e em Belo Horizonte costumam ficar entre 30 a 20 graus no verão e 25 a 13 graus no inverno.
Para os fãs da gastronomia mineira, a melhor época para curtir a capital é durante o festival Comida di Buteco, que acontece entre os meses de abril e maio. No período, dezenas de bares oferecem os mais tradicionais e deliciosos petiscos mineiros.
Como chegar em Belo Horizonte
É possível chegar em Belo Horizonte de avião, carro e ônibus e você deve escolher a melhor opção considerando sua disponibilidade de tempo e financeira.
De avião, há voos diários partindo das principais capitais do país, sendo esta a forma mais prática e rápida de chegar na capital mineira.
De carro, os trajetos mais aconselhados são saindo do do Rio de Janeiro, acesso pela BR-040, São Paulo, acesso pela BR-381ou Espírito Santo com acesso pela BR-262. No entanto, é possível vir de qualquer estado do Brasil, desde que haja disposição para a viagem longa.
De ônibus, a viação Gontijo tem ônibus partindo de São Paulo, a Útil, partindo do Rio de Janeiro, já a Cometa tem ônibus partindo das duas capitais.
Onde ficar em Belo Horizonte
Antes de tudo, é importante destacar que a hotelaria de Belo Horizonte é eminentemente voltada para executivos, tendo em vista que o turismo não representa uma fatia significativa dos viajantes.
Por isso, não existe um bairro que seja melhor para turistas, com toda a estrutura que encontramos em cidades que recebem muitos viajantes por ano e o centro da cidade não é indicado para a sua estadia, tendo em vista que funciona apenas como comércio e fica completamente deserto e até perigoso de noite.
Por isso, os melhores hotéis estão espalhados em outros bairros da cidade, como por exemplo, Lourdes, Savassi, Pampulha e Belvedere. Vejamos abaixo as características de cada um deles.
Savassi
Savassi foi o bairro que escolhemos para nos hospedar e simplesmente amamos.
Central, seguro e agradável, assim é Savassi, um dos bairros mais nobres e frequentados de Belo Horizonte.
Por lá é possível encontrar diversas lojas, bares, restaurantes e boates interessantes e mesmo que não fique hospedado lá, vale a pena passear pela região.
Além do mais, está situado em uma região super central e é possível fazer tudo a pé ou até mesmo pegar uber para a maioria das atrações sem gastar mais que R$ 10 por trecho.
Escolhemos um apartamento no Airbnb e gostamos muito da localização e do conforto que este nos proporcionou. Gostou da ideia? Clique aqui para conferir o perfil do apartamento e fazer a reserva.
Lourdes
Lourdes é um bairro residencial privilegiado em Belo Horizonte e é onde ficam as casas sofisticadas e tradicionais de Belo Horizonte.
Lourdes fica nas imediações da Avenida Contorno, uma das mais importantes da capital mineira e está no miolo entre Savassi e Praça da Liberdade.
Pela sua localização central e pela oferta de bares, restaurantes e lojas do bairro, é um dos melhores locais para hospedagem em BH.
Pampulha
Apesar de a Pampulha abrigar alguns dos pontos turísticos mais privilegiados de Belo Horizonte, está muito, muito mesmo, distante do centro da cidade.
Por este motivo, quem está sem carro – a maioria dos turistas – vai sofrer muito para se locomover por Belo Horizonte, pois são escassas as linhas de ônibus que ligam o bairro ao centro.
No bairro estão os estádio do Mineirão e da Lagoa da Pampulha, com as obras de Oscar Niemeyer significativas para a história da arquitetura brasileira, como a Igreja São Francisco de Assis, o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile e o Iate Tênis Clube, além dos jardins de Burle Marx e pinturas de Cândido Portinari.
Exceto por algum motivo específico, evite ficar na Pampulha, sob pena de ficar ilhado na região.
Belvedere
Belvedere é um bairro moderno de Belo Horizonte e por isso tem muitos prédios e uma atmosfera bem urbana.
Esse é um dos bairros mais valorizados da capital mineira e tem como principal destaque a presença do BH Shopping, que pode ser muito interessante para a sua viagem.
Também está localizado em uma regiã central de BH, próximo a Savassi, Lourdes e do centro, portanto, é uma boa ideia hospedar-se por lá.
Se estiver de carro com o objetivo de visitar as cidades históricas de Minas Gerias talvez seja a sua melhor opção, já que tem acesso fácil para as rodovias que levam até elas.
Ah, e é bom lembrar que como Belo Horizonte tem a oferta de hotéis voltada para viagens de negócios, as tarifas costumam ser mais baixas nos finais de semana e feriados .
O que fazer em Belo Horizonte
A lagoa da Pampulha, Praça da Liberdade, Mercado Central e Praça do Papa são as principais atrações de Belo Horizonte, mas ela tem muito mais para te apresentar.
Clique aqui para conferir o nosso post completo com todas as atrações de Belo Horizonte.
Não podemos esquecer de mencionar o passeio ao Instituto Inhotim, que é o maior museu ao céu aberto da América Latina e uma atração imperdível para quem visita Belo Horizonte!
A nossa sugestão é que separe pelo menos três dias para visitar a capital mineira, de preferência um final de semana, quando a cidade oferece diversas opções de lazer e gastronômicas.
Deixe um comentário