Confira aqui o segundo dia do roteiro de 6 dias no Deserto do Atacama, com todas as dicas e informações para você planejar a sua viagem.
Ao planejar o seu roteiro você deve levar em conta a altitudes das atrações, tendo em vista que a aclimatação do corpo é um processo lento e gradual.
Sendo assim, você deve se programar para fazer os passeios de “menor altitude” nos primeiros dias, deixando os de “maior altitude para o final”.
O nosso roteiro seguiu esta premissa e não tivemos maiores problemas com a altitude. Conseguimos aproveitar ao máximo todos os dias da viagem e sugerimos que siga a ordem de passeios que estabelecemos para que você também possa desfrutar do Atacama.
Confira todas as dicas de viagem em um guia completo preparado especialmente para você.
Chegou a hora de conhecer as maravilhas do incrível Deserto do Atacama, comecando pela vila de San Pedro do Atacama.
Passear pela vila e conhecer as suas singularidades é algo que você deve programar para o primeiro dia, pois assim vai se encantar mais do que se fosse conhecer as belíssimas paisagens primeiro.
Roteiro de 6 dias no Deserto do Atacama – 2º dia: Vila de San Pedro, Laguna Cejar e Tebenquiche
A primeira atração pode ser a tradicional Feira de Artesanatos de San Pedro, que conta com uma infinidade de produtos típicos expostos.
Ficamos super encantadas com a feirinha e com todas as cores que são vistas por lá. Sou souvenirs a mantas, é possível garimpar muitos itens incríveis.
De lá siga para a Iglesia de San Pedro, situada na Plaza de Armas, o verdadeiro coração da vila.
A Iglesia San Pedro data do século 17 e tem muros de adobe e telhado de cardón – cacto. A atração merece também uma visita ao seu belo interior, que surpreende e encanta os turistas e moradores locais.
De lá siga para o interessante Museu Arqueológico Gutavo Le Paige, que conta com diversas peças que contam a história da região e de sua civilização, passando pelas marcas da civilização Inca.
A entrada custa 2 mil pesos e a visita dura cerca de 30 minutos, sendo que os interessados podem investir mais tempo por lá.
Uma boa ideia é almoçar por lá mesmo, em um dos inúmeros restaurantes que servem menu de almoço. Nós indicamos o restaurante La Pica del Indio, na Tocopilla 418, com preços super amigáveis e porções generosas.
Se estiver de carro, siga para conhecer o incrível povoado Toconao, que está localizado a cerca de 40 km de San Pedro.
Publicamos um post completo sobre o vilarejo de Toconao – clique aqui para conferir.
Depois de explorar Toconao, volte pela Ruta 23 por mais alguns quilômetros, até a entrada da estrada que leva a Laguna Cejar – a entrada está sinalizada e fica próxima do quilômetro 17.
Seguindo o nosso roteiro você deverá chegar na Laguna Cejar por volta das 15 horas, antes das excursões e poderá aproveitar a atração com mais calma e exclusividade.
Laguna Cejar
Para acessar o post completo com todas as dicas e informações da Laguna Cejar clique aqui.
A atração conhecida como “Laguna Cejar” na verdade se trata de um complexo, com 3 lindas lagunas.
Destas três, é possível se banhar em apenas uma – a Laguna Piedra – e visitar as outras duas.
Devido à alta concentração de sais na Laguna Piedra é impossível submergir em suas águas. Por mais que se tente, é possível apenas boiar nas águas da laguna e assim o fizemos.
Acredite se quiser: a salinidade da Laguna Piedra é mais alta do que a encontrada no Mar Morto e esse é mais um dos motivos que a torna um lugar especial.
Flutuar na laguna foi uma das experiências mais incríveis que já tivemos e embora já tivéssemos visto dezenas de fotos do local nos surpreendemos muito.
Este é um passeio incrível, principalmente pelo seu cenário. É muito difícil acreditar que há lagunas tão vivas e paisagens tão coloridas no meio do deserto. O Atacama nunca se cansa de surpreender!
Visitar a Laguna Cejar por conta própria e chegar antes das excursões foi excelente, pois pudemos aproveitar ao máximo a nossa experiência.
Informações sobre a Laguna Cejar
A entrada para a o complexo da Laguna Cejar custa 15 mil pesos chilenos.
O melhor horário para visitar a Laguna Cejar é entre 15 e 17 horas, antes dos tours chegarem.
Há chuveiro e banheiro no local, não precisa mais se preocupar em levar um galão de água para tomar tirar as crostas de sal – literalmente – do corpo.
Há estacionamento no local.
Depois de aproveitar a Laguna Cejar siga para a Laguna Tebenquiche, passando pelos Ojos del Salar.
Ojos del Salar
Os Ojos del Salar são incríveis, especialmente porque ainda não se conseguiu explicar a existência de duas crateras, uma em frente da outra, com quase o mesmo diâmetro situadas no meio do deserto.
Esta atração está localizada no caminho entre a Laguna Cejar e a Laguna Tebenquiche e é ponto de parada obrigatório para todos os visitantes do Deserto do Atacama.
Alguns visitantes mergulham nos Ojos del Salar, mas achamos a água imprópria para banho. No entanto, se quiser se arriscar, saiba que não será o único a banhar-se nas águas doces do Deserto!
Sem dúvidas é uma atração extremamente interessante e merece a sua visita. Como fica no meio da estrada, não há ingresso para visitar os Ojos del Salar, basta estacionar o carro e conferir a atração.
De lá siga para a Laguna Tebenquiche, uma das mais belas atrações do Deserto do Atacama.
Laguna Tebenquiche
Confira o nosso post completo sobre a Laguna Tebenquiche com todas as dicas e informações.
A Laguna Tebenquiche é simplesmente fascinante e conta com uma paisagem de tirar o fôlego, com vista para o imponente vulcão Licancabur.
Para que os turistas possam aproveitar a magnitude do local, foram construídas passarelas que conduzem o visitante por uma rota repleta de belezas naturais.
Embora seja uma atração incrível durante todo o dia, a beleza do local é realçada no final do dia, entre 17 e 19 horas, quando o pôr do sol banha a laguna com cores alucinantes e o reflexo das montanhas transforma a paisagem.
Nós planejamos a nossa visita ao Deserto do Atacama na semana da lua cheia, justamente porque queríamos presenciar este inesquecível espetáculo da natureza.
Durante o pôr do sol as agências chegam e montam as suas mesinhas com petiscos e bebidas. Se você visitar a atração de carro próprio uma boa ideia é levar os seus próprios lanches e montar um piquenique por lá mesmo 🙂
A melhor ideia é chegar por volta das 17 horas, pois assim poderá explorar o local com calma e contemplar toda a mudança de cores da laguna.
Depois de apreciar o lindíssimo pôr do sol, é hora de voltar para a vila San Pedro de Atacama, jantar e recuperar as energias para o próximo dia!
Informações sobre a Laguna Tebenquiche
A entrada na Laguna Tebenquiche custa 2 mil pesos para adultos e 15000 pesos para estudantes.
Há uma rota definida onde os turistas podem circular. Não ultrapasse a marca e aprecie a paisagem.
Os melhores horários para visitar são entre 17 e 19 horas, mas você pode conhecer a atração durante o dia todo.
Direções para o roteiro de carro
Para chegar na Vila Toconao siga pela Ruta 23 por 38 km.
A estrada é de asfalto e está muito bem sinalizada. Você não terá problemas para achar a entrada da vila.
Depois volte cerca de 20 km pela Ruta 23 no sentido San Pedro de Atacama até encontrar a sinalizçaão de entrada da Laguna Cejar no km 17 da Ruta 23, aproximadamente.
Esta via será de terra batida e está bem sinalizada. São cerca de 15 km até a Laguna Cejar.
Para os Ojos del Salar e Laguna Tebenquiche siga na mesma via de terra batida por aproximadamente 20 km.
Há sinal de internet durante todo o percurso e o Waze nos orientou muito bem. Para saber todas as dicas sobre o aluguel de carro clique aqui.
Passeios de agências – Como funciona
As agências oferecem o passeio que engloba a Laguna Cejar, os Ojos del Salar e Laguna Tebenquiche.
Este tour sai cerca de 16 horas da vila de San Pedro e termina por volta das 19:30 horas.
Os passeio custa entre 30 a 40 mil pesos e inclui o transporte, guia e petiscos com bebidas no pôr do sol.
Clique aqui para conferir o nosso roteiro do 3º dia no Deserto do Atacama.
Gostou das dicas? Planeje a sua viagem através dos links indicados e ajude o blog com uma pequena comissão. Obrigada 🙂
– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com ou se preferir, reserve seu hotel através da Hotéis.com e pague em em até 12x no cartão sem o IOF
– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros. Não deixe de conferir também a cotação da Mondial Seguros e ganhe 15% de desconto comprando através do blog
– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 100 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!
– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da Viator e também os descontos imperdíveis da Ticketbar
– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente
– Chip internacional para ligações e internet no exterior. Clique aqui para comprar o chip do Mysimtravel e viajar tranquilo.
– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br
Keilla diz
Em breve vamos viajar pro Atacama de carro, de Santa Catarina até o Chile, vamos em família, meus pais meu esposo e meu pequeno de 5 aninhos…
já conferi muitos dos seus posts sobre o Atacama, mas uma dúvida referente aos passeios…
como vcs iam de carro não precisava comprar nenhum ingresso pra entrar nas lagunas, Gêiseres, termas?
Como funciona? A entrada nesses locais são livres?
Lara Nogueira diz
Olá Keilla,
vale a pena conferir todas as dicas no post https://omundoepequenoparamim.com.br/deserto-do-atacama-de-carro-dicas-de-viagem/
A entrada varia de acordo com as atrações, algumas cobram e outras não.
Abs e boa viagem 🙂