Comece o dia na Piazza Barberini, uma das mais charmosas e movimentadas de Roma.
Confira também os mais acessados posts sobre Roma
Onde se hospedar em Roma – Melhores bairros e hotéis
Dicas de viagem Roma – Guia completo
Roma Pass vale a pena? – Tudo que você precisa saber
Para chegar lá utilize o metrô e desça na estação Barberini, bem próxima à piazza.
De lá, siga pela Via del Tritoni para a Piazza dela Republica, uma das mais importantes e movimentadas da cidade.
Quem desembarca na Estação Termini passa primeiro na Piazza dei Cinquecento e depois segue para a Piazza dela Republica.
Quem escolhe o metrô pode descer na estação Republica ou Termini.
Admire a lindíssima Piazza, onde as Termas de Diocleciano tinham espaço e se tiver interesse faça uma visita ao Museu Nazionale Romano, um dos mais ricos e incríveis da cidade.
Essa não é uma atração imperdível, mas se for um amante das artes e história, certamente irá se apaixonar pelo local.
O ingresso custa 7 Euros e o Museu abre de 9 a 19:45, de Terça a Domingo.
Siga pela Via Cavour até a Basilica di Santa Maria Maggiore.
Santa Maria Maggiore ou Basílica de Santa Maria Maior é uma das quatro basílicas maiores e uma das sete igrejas de peregrinação de Roma — motivo pelo qual ela recebeu o epíteto de “Maior” . É também uma das basílicas papais na Itália.
Depois do Tratado de Latrão de 1929, firmado entre a Santa Sé e o Reino da Itália, Santa Maria Maggiore permaneceu como parte do território italiano e não do Vaticano. No entanto, a Santa Sé é proprietária do edifício e do terreno onde ele está e o governo italiano é obrigado, legalmente, a reconhecer este fato e a conceder a ela a imunidade concedida pelo Direito Internacional às embaixadas de agentes diplomáticos de estados estrangeiros .
A Igreja foi construída por volta do ano 420 d.C e a arquitetura realmente é bem impressionante e nela podemos encontrar diversos mosaicos e obras de arte belíssimas.
A entrada é gratuita e a visita é simplesmente imperdível.
Siga pela Via Cavour para visitar a Basilica Di San Pietro In Vincoli. É impressionante como cada igreja em Roma tem sua beleza e singularidade.
Você vai estar nos arredores da região do Coliseu e pode almoçar por lá. Nesta região há muitos restaurantes charmosos e deliciosos.
Depois do almoço siga para um dos locais mais bem preservados e incríveis da cidade, a Terraza del Giancolo, também denominada Piazzale Giuseppe Garibaldi.
A colina Gianicolo é considerada a “oitava” colina de Roma. Ela tem 88 m de altura e do topo, você pode desfrutar de uma vista maravilhosa de Roma, tanto de dia como de noite.
A História conta que Roma foi fundada sob Sete Colinas (I Sette Colli di Roma). Existem algumas discordâncias quanto as verdadeiras e originais Colinas, mas as que permanecem até hoje são: Aventino, Campidoglio, Celio, Esquilino, Palatino, Quirinale, Viminale.
Mas e a Gianicolo? O Gianicolo não integra as Sete Colinas históricas de Roma, mas ela é sem dúvidas um arraso e merece uma visita.
É dela que temos a vista mais panorâmica da cidade e Roma vista do alto é ainda mais linda. Tudo isto sem contar que o passeio é totalmente grátis e bem relaxante!
Na verdade, o Gianicolo está faz fronteira entre dois bairros e um país: Monteverde Vecchio, Trastevere e o Vaticano.
A Piazza Garibaldi ou o Giancolo possui uma imponente estátua do herói Garibaldi e celebra a República Italiana e a Unificação da Itália.
O Parque do Gianicolo homenageia todos aqueles que fizeram parte da batalha para defender Roma e reunificar a Itália de abril a junho 1849. Nessa área houveram batalhas importantes entre as forças militares da República Romana, liderada por Giuseppe Garibaldi, e as tropas do exército francês que estavam protegendo o papa. É, portanto, mais um local histórico e precioso de Roma
Do topo da colina, na praça Garibaldi, você ficará encantado com a belíssima vista da cidade e deve apreciar o passeio com calma.
Você pode descer no sentido Trastevere, saindo da rua Passeggiata del Gianicolo até à Porta San Pancrazio, e pegar a esquerda, na bonita Via Garibaldi.
De Trastevere você pode escolher o seu próximo destino ou voltar para a atração que mais te surpreendeu no Centro Histórico.
Você também pode gostar de:
Está procurando um hotel em Roma? Clique aqui e confira as melhores opções do Booking.com. Ao reservar através do nosso link você vai estar ajudando o blog a produzir mais conteúdo de qualidade sem pagar nada a mais por isso!
Dicas de viagem Roma – Um guia completo
As melhores atrações turísticas de Roma – Top 10
Clique aqui para acessar o nosso roteiro de Roma do 1º dia.
Clique aqui para acessar o nosso roteiro de Roma do 2º dia.
Clique aqui para acessar o nosso roteiro de Roma do 3º dia.
Clique aqui para acessar o nosso roteiro de Roma do 4º dia.
Saiba como comprar e reservar o ingresingresso do museu do Vaticano
Julia Aragão diz
Obrigada pela publicação do quarto dia do roteiro!
Estava aguardando ansiosamente.
Muitos leitores nos pediram prioridade na publicação do 4º dia do roteiro.
Que bom que gostou de nossa série de 4 dias em Roma!
Gostaria de saber como funciona o roteiro personalizado de vocês.
Tenho muito interesse em encomendar, pois amei o roteiro e todas as dicas do blog.
Sim, nós fazemos roteiros personalizados para a Suécia de acordo com os seus interesses. Essa é a melhor forma de programar uma viagem!
A ideia básica da nossa consultoria é auxiliar e orientar nas etapas de elaboração de um roteiro de viagem.
Para tanto, nós sugerimos as melhores opções de hospedagem, de deslocamentos, efetuamos cotação de passagens, elaboramos uma sugestão de roteiros diários, com passeios, restaurantes e tudo isto com uma estimativa de custos associados a estas escolhas.
Para mais informações clique em https://www.omundoepequenoparamim.com.br/roteiros-personalizados/
Por favor envie email para contato@omundoepequenoparamim.com.br
Olá
Gostei muito de suas dicas de roteiro para 4 dias em Roma. Estou me baseando muito no seu relato para organizar minha viagem que também será de 4 dias.
Minha dúvida é a seguinte, como o Roma Pass só da as opções de 48h ou 72h, é melhor eu comprar 2 Roma Pass de 48h ou comprar um Roma Pass de 72h e ficar um dia sem a vantagem do mesmo?
Olá Felipe, tudo bem?
Nós indicamos a compra do Roma Pass de 48 horas, pois nos últimos dias não será necessário visitar museus e o transporte público não será muito utilizado.
No entanto, se tiver hospedado em um bairro mais distante do centro, é sempre melhor comprar o Roma Pass de 72 horas para utilizar nas passagens.
Boa viagem!
Olá! Adorando suas dicas! Poderia dizer qual mês você foi e se as atrações estavam com muita fila? Fui para Europa este ano em agosto e morri com as filas e o calor.
Abs.,
Visitamos Roma em Outubro e realmente as filas e o calor são insuportáveis no verão…
Bom dia !! Adorei o roteiro. Só fiquei com duvidas sobre os transportes para chegar nestes pontos. Me hospedarei pertinho da estação termini..
Olá Julia, tudo bem?
Ficamos felizes que tenha gostado do roteiro em Roma e agradecemos pelo feedback 🙂
Esta é uma sugestão genérica e não há como adequar com as sugestões de transportes para todos os viajantes, mas podemos fazer um roteiro personalizado para você. Verifique aqui a proposta: https://omundoepequenoparamim.com.br/roteiros-personalizados/
Abs!